segunda-feira, 07 de setembro de 202613:50:01
Sol
TV Alagoas
GeralPúblico acorda cedo para assistir ao desfile de 7 de Setembro em BrasíliaPolíticaHenrique Chicão é investigado pelo Ministério Público Eleitoral por suposta ocultação de patrimônioGeralBLOG GG SAMPAIO | ALAGOAS PRECISA PENSAR ALÉM DO AGORAPolíticaAfD conquista vitória histórica nas eleições estaduais da Saxônia-AnhaltPolíticaAgenda dos presidenciáveis para o feriado de 7 de SetembroInternacionalAcidente com avião de carga em Miami deixa 5 mortosCulturaRádio Nacional lança série especial do programa No Mundo da BolaEconomiaSenado aprova MP que zera imposto sobre compras internacionais até 50 dólaresGeralMega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 48 milhões; veja os númerosGeralIBGE lança mapas-múndi inéditos a partir de amanhã, 7 de setembroPolíticaLula reafirma soberania do Brasil em pronunciamento pelo 7 de setembroEsportesBotafogo empata com Palmeiras e favorece Flamengo na liderança do Brasileirão

Alexandre de Moraes pede explicações ao ex-deputado federal Daniel Silveira

Redação03 de agosto de 2026
Alexandre de Moraes pede explicações ao ex-deputado federal Daniel Silveira
© Silveira e Moraes

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes voltou a apertar o cerco contra o ex-deputado federal Daniel Silveira, condenado a 8 anos e 9 meses de prisão por promover ameaças ao Estado Democrático de Direito e incitação à violência contra ministros da Corte.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes voltou a apertar o cerco contra o ex-deputado federal Daniel Silveira, condenado a 8 anos e 9 meses de prisão por promover ameaças ao Estado Democrático de Direito e incitação à violência contra ministros da Corte.

O magistrado deu prazo para Silveira se manifestar sobre um possível descumprimento da decisão que concedeu ao ex-deputado o direito de cumprir pena em regime aberto. Silveira estava proibido de usar as redes sociais.

Moraes pediu explicações ao parlamentar depois de ele ter participado de um vídeo publicado pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ).

Publicidade
Cesmac

Na gravação, Portinho, que disputará a reeleição ao Senado, aparece ao lado de Silveira. “Senador, parabéns pelo trabalho. Conte com meu apoio 100%. Venceremos”, disse ele.

Ainda no vídeo, Portinho apresenta o ex-deputado como um aliado político e diz que os dois compartilham dos mesmos valores, como a defesa da liberdade de expressão. O senador também agradece o apoio recebido de Silveira. Continua após a publicidade

Na decisão, o ministro reforça que existe uma “determinação judicial expressa sobre a proibição da utilização de redes sociais como condição específica do regime prisional aberto imposto ao sentenciado”. Se as explicações não forem convincentes, o ministro do STF pode revogar a prisão domiciliar do ex-deputado.

Para a defesa de Silveira, o ex-parlamentar não infringiu a medida cautelar. Os advogados argumentam que o conteúdo do vídeo foi publicado no perfil pertencente ao senador. Silveira teria apenas dirigido palavras de cortesia a Portinho e sequer dirigiu o olhar para a câmera.

Daniel Silveira usa tornozeleira eletrônica e está proibido de sair de casa de segunda a sexta durante a noite e durante todo o dia aos finais de semana. Ele só pode deixar o Rio de Janeiro, onde mora, mediante ordem judicial, além de ser obrigado a comparecer em juízo uma vez por semana. Publicidade

Fonte: Veja Abril

Tags:
EleiçõesDaniel silveiraSenadopolíticaSTFAlexandre de moraesBastidores de brasília

Continue Lendo