A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu 1,32 milhão de reclamações sobre serviços de internet em 2023. O número representa uma queda de 24,1% no volume de protocolos contra as operadoras. Os dados fazem parte do Panorama de Reclamações de 2023 (clique aqui para acessar o documento). Veja a seguir quais foram as empresas que apresentaram o maior número de problemas no ano passado.
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A Vivo foi a operadora de banda larga com o pior desempenho em 2023, apesar de ter menos queixas do que a Claro. Foram 103 mil reclamações sobre os serviços da Claro, contra quase 99 mil da Vivo. No entanto, a Anatel adota outra métrica no levantamento: o Índice de Reclamação (IR) leva em conta a proporção entre o número de assinantes e protocolos abertos.
Entre as três maiores operadoras de internet fixa, a Vivo obteve a pior nota nesse índice, com 1,25 reclamação a cada mil assinantes. A Oi figura em segundo lugar, com IR de 1,01, enquanto a Claro tem o índice de 0,87.
Já a Claro e a TIM tiveram os piores resultados quanto o assunto é o serviço móvel pré-pago e pós-pago. No pós-pago, modalidade com cobrança recorrente mensal via boleto ou cartão de crédito, a TIM foi a operadora com pior colocação, com 0,56 reclamação para cada mil assinantes. A Claro aparece em seguida, com IR de 0,45, enquanto a Vivo é a menos reclamada, com nota 0,25.
No pré-pago, que exige recargas, a Claro é a operadora que lidera o índice de reclamações com 0,18, seguida por TIM (0,16) e Vivo (0,14). Na comparação com o ano anterior, a TIM foi a prestadora com maior redução de protocolos, com queda de 8,3%.
O assunto mais reclamado no celular pré-pago foi "Bloqueio, desbloqueio ou suspensão". No pós-pago, as principais queixas estão relacionadas a cobrança.
Em números absolutos, a Claro foi a operadora com mais reclamações no ano passado: foram mais de 440 mil protocolos abertos. A Vivo, com quase 360 mil queixas, vem na sequência, seguida pela TIM (251 mil reclamações) e Oi (quase 136 mil problemas registrados). Lembrando que o total de reclamações também leva em conta os serviços de TV por assinatura e telefonia fixa.
Fonte: Olhardigital