sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Maio Amerelo Detran

O que são os diques da Holanda, um dos maiores feitos da engenharia civil

De um lado, um país abaixo do nível do mar, do outro, a força sem dimensão das águas e seus fenômenos naturais: essa é a luta travada há mais de cem anos pelos Países Baixos, dando origem aos famosos diques da Holanda.

Por Adeilson em 19/03/2024 às 10:11:17

Após a tragédia, o governo holandês viu a necessidade de reforçar os diques, principalmente ao sul, criando um novo plano para a região: foi quando surgiu o mega Projeto Delta de prevenção de inundações, um complexo de diques e comportas em massa ao longo do litoral sul dos Países Baixos.

O resultado disso foi o Deltawerken, uma obra monumental que, dada sua magnitude, demorou décadas para estar finalizada, sendo concluída após os anos 2000. A obra complementar é considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno, segundo a American Society of Civil Engineers.

Entendendo melhor:

  • Os diques da Holanda têm uma dimensão gigantesca, já que vão de um ponto a outro no país. O Afsluitdijk representa as obras dos diques ao norte e o projeto Deltawerken mais ao sul, contudo, são vários subprojetos, com mais nomes, que dividem a obra em várias partes, conforme o trajeto.
Diques da Holanda ao Sul. Imagem: shutterstock/Picture Partners
Diques da Holanda ao Sul. Imagem: shutterstok/GLF Media

Cabe pontuar que essa não foi a única tragédia de enchente no país. Em anos ainda mais distantes, e em diferentes épocas, o território enfrentou novamente a força do mar, com baixas de mais de 50 mil mortes.

Diques da Holanda: mais que proteção

Com todo esse contexto histórico, não é necessária tanta explicação para se entender a importância dos diques da Holanda, certo? Mas vale ressaltar que, além da base principal do projeto, a proteção da nação, as obras impulsionaram muito o desenvolvimento populacional e econômico do país.

Além de ganhar maior área para cultivo, também ganhou casas, comércio e, consequentemente, mais empregos, revolucionando a economia local. Como o solo holandês ficou maior — lembre-se, o povo avança para cima do mar, conquistando terreno — o país literalmente cresceu, ganhando um espaço que atualmente também é aproveitado para fonte de energia eólica.

Mais que uma proteção contra enchentes, os diques da Holanda se tornaram ainda uma extensa rodovia (principalmente ao sul), que se mistura ao infinito horizonte. Eles também resultaram em novas províncias, dando vida à região de Urk e Flevoland.

Na época em que se realizou a construção dos diques da Holanda, não havia computadores, com os meios utilizados sendo muito simples comparados aos disponíveis atualmente. Por isso, o projeto também é considerado um dos maiores feitos da engenharia civil.

É importante destacar que, apesar de hoje a Holanda ter mais segurança, a questão das enchentes é uma preocupação contínua, principalmente com as atuais mudanças climáticas. O governo do país já estuda mais formas de complementar o sistema de proteção dos diques, dado que disso depende a sobrevivência de uma nação inteira.

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV