sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril
Maio Amerelo Detran

Túmulo para vítimas da peste pode ser o maior cemitério em massa já localizado na Europa

Escavações realizadas na cidade de Nuremberg, na Alemanha, descobriram o que pode ser o maior enterro em massa de vítimas da peste bubônica já identificado na Europa.

Por Adeilson em 11/03/2024 às 14:14:02

População de Nuremberg sofreu com a doença

A datação dos restos mortais ainda não foi finalizada, mas estimativas sugerem que os oito poços tenham sido construídos por volta da primeira metade do século XVII. As informações são do ScienceAlert.

Alguns dos ossos parecem tingidos de verde. A explicação para isso é que o local também foi usado para descartar resíduos de uma fábrica de cobre próxima.

A peste bubônica tem sido associada a muitas das pandemias mais devastadoras da história, principalmente a Peste Negra do século XIV e a peste justiniana que começou no século VI. No entanto, a infecção altamente contagiosa transmitida por pulgas ressurgiu com frequência em surtos menores ao longo dos tempos.

Após a Peste Negra na Europa, epidemias locais se repetiram por cerca de 400 anos, devastando cidades. E Nuremberg não foi exceção. A cidade teve um famoso cemitério dedicado à peste, St. Rochus.

Mas, segundo os arqueólogos do In Terra Veritas, os túmulos encontrados agora revelam um cenário assustador.

Essas pessoas não foram enterradas em um cemitério regular, embora tenhamos cemitérios designado de peste em Nuremberg. Isso significa um grande número de pessoas mortas que precisaram ser enterradas em um curto espaço de tempo, sem levar em conta as práticas cristãs de sepultamento.

Melanie Langbein, arqueóloga do Departamento de Conservação do Patrimônio de Nuremberg

A peste não deixa vestígios visíveis nos ossos de suas vítimas, então análises precisarão ser feitas para confirmar o diagnóstico. No entanto, várias linhas de datação apontam a peste como a explicação mais provável para as mortes.

As sepulturas contêm os restos mortais de crianças e idosos, homens e mulheres. A peste não parou no sexo, na idade ou no status social. Agora, pela primeira vez, uma análise empiricamente confiável de um grande grupo populacional desse período pode ser realizada para uma cidade com a importância de Nuremberg. Nem é preciso dizer que este achado histórico e arqueologicamente significativo deve ser tratado de forma sensível e adequada.

Melanie Langbein, arqueóloga do Departamento de Conservação do Patrimônio de Nuremberg
Até 1.500 corpos podem estar enterrados no local (Imagem: divulgação/In Terra Veritas)

A peste bubônica

  • A peste bubônica, também conhecida como Peste Negra, é a forma mais comum da doença que ainda tem mais dois tipos: a peste Septicêmica Primária e a Pneumônica.
  • Seu surgimento causou a pandemia mais devastadora registrada na história da humanidade, tendo resultado na morte de 75 a 200 milhões de pessoas na Eurásia, atingindo o pico na Europa entre os anos de 1347 e 1351.
  • Acredita-se que a bactéria Yersinia pestis tenha sido a causa.
  • O microrganismo é geralmente encontrado em ratos e pulgas (a picada transmite a doença).
  • Entre os sintomas da peste bubônica estão inchaço dos gânglios linfáticos, que formam bolhas na virilha, axila e pescoço, febre, calafrios, dor de cabeça, fadiga e dores musculares.
  • Os pacientes ainda podem sentir confusão mental, náuseas e significativa alteração na pressão arterial.
  • De 2010 a 2015 foram identificados 3.248 casos em todo o mundo, com 584 mortes.

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV