Planeta dos Macacos: qual é a ordem correta para ver os filmes?

Por Adeilson em 20/01/2024 às 19:47:52

O “Planeta dos Macacos” original foi uma franquia baseada em um romance francês de 1963 chamado “La Planète des singes”, escrito por Pierre Boulle. Ela durou mais de 6 anos, com um orçamento cada vez menor para cada filme – apesar disso, a franquia continuou com grande força.

O primeiro filme do Planeta dos Macacos foi lançado há 56 anos, e foi uma influência tão grande na cultura da ficção científica que gerou oito continuações, algumas das quais conseguiram rivalizar com o original em termos de sucesso de crítica e bilheteria.

Leia também:

Planeta dos Macacos: qual é a ordem correta para ver os filmes?

Em 1968, o filme de ação e ficção científica Planeta dos Macacos chegou aos cinemas. Ele contava a história de uma equipe de astronautas que cai em um planeta estranho, em algum momento no futuro distante. A princípio, o planeta parece estar vazio, mas logo os astronautas descobrem uma sociedade de macacos falantes que se tornaram a espécie dominante no planeta.

Mas se você não conhece a franquia, as coisas podem ser um pouco confusas. Com nove filmes, e todos com nomes semelhantes, qual filme vai para onde e em que ordem você deve assistir aos filmes? Bem, são duas maneiras de assistir às obras, e a primeira é na ordem em que foram lançadas, para que você possa assistir como os criadores pretendiam:

1. O Planeta dos Macacos (1968)

O Planeta dos Macacos (1968) via 20th Century Fox/reprodução

Conforme mencionado acima, o primeiro filme da série foi “O Planeta dos Macacos”, de 1968. O filme acompanha a história dos astronautas Taylor (Charlton Heston) e Landon (Robert Gunner) depois que eles acordaram de uma hibernação e caíram em um planeta desconhecido em um futuro distante.

Depois de explorar o planeta, a equipe descobre a chocante verdade de que os macacos dominam o mundo. Eles construíram sua própria sociedade, e a humanidade é uma espécie muito subserviente.

Onde assistir: Star+.

2. De Volta ao Planeta dos Macacos (1970)

De Volta ao Planeta dos Macacos (1970) via 20th Century Fox/reprodução

Logo após os eventos de “O Planeta dos Macacos”, o segundo filme retoma a história com outra nave espacial que cai no planeta. O único sobrevivente é Brent (James Franciscus), que chega em uma missão para encontrar Taylor, que está desaparecido.

Ao descobrir uma população de humanos telepatas que veneram uma antiga arma nuclear, Brent precisa sobreviver a esse novo reino cruel e, ao mesmo tempo, evitar que tudo seja destruído pela bomba.

Onde assistir: Star+.

3. Fuga do Planeta dos Macacos (1971)

Fuga do Planeta dos Macacos (1971) via 20th Century Fox/reprodução

O terceiro filme voltou no tempo para permitir que um trio de macacos escapasse dos eventos do segundo título. Nesse enredo, Cornelius (Roddy McDowall), Zira (Kim Hunter) e Dr. Milo (Sal Mineo) viajam de volta para o ano de 1973, quando se descobrem como os únicos macacos que falam na Terra.

No decorrer do filme, eles são vigiados pelo governo dos EUA e se tornam sensação na mídia. No entanto, a humanidade logo mostra sua verdadeira face, deixando os macacos lutando pela sobrevivência.

Onde assistir: Star+.

4. A Conquista do Planeta dos Macacos (1972)

A Conquista do Planeta dos Macacos (1972) via 20th Century Fox/reprodução

Duas décadas após os eventos do terceiro filme, “A Conquista do Planeta dos Macacos” acompanha a história de Caesar (Roddy McDowall), filho de Cornelius e Zira. Ele ficou escondido das autoridades durante o final do filme anterior, sendo o único macaco falante do planeta.

Durante toda a sua vida, Caesar se escondeu da humanidade com uma trupe de circo. Mas com sua identidade ameaçada, ele é forçado a se revelar ao mundo, começando uma série de eventos que darão origem ao planeta dos macacos.

Onde assistir: Star+.

5. Batalha do Planeta dos Macacos (1973)

Batalha do Planeta dos Macacos (1973) via 20th Century Fox/reprodução

Contado em grande parte em flashback, o quinto filme da série se passa alguns anos após os eventos de “A Conquista do Planeta dos Macacos”, com Caesar vivendo com sua esposa Lisa (Natalie Trundy) e seu filho Cornelius.

No decorrer do filme, Caesar tenta manter a paz entre os macacos e os humanos, mas sofre a oposição de um general gorila agressivo chamado Aldo (Claude Akins), que quer aprisionar o que resta da humanidade.

Onde assistir: Star+.

6. Planeta dos Macacos: A Origem (2011)

Planeta dos Macacos A Origem (2011) via 20th Century Studios/reprodução
Planeta dos Macacos: A Origem (2011) via 20th Century Studios/reprodução

Com a “Batalha pelo Planeta dos Macacos” efetivamente colocando um fim na história original, a série de filmes Planeta dos Macacos entrou em um hiato de quase trinta anos. Nesse filme, o ator Andy Serkis, mais conhecido por seu papel como Gollum, emprestou suas habilidades extraordinárias a Caesar, um chimpanzé que vive em cativeiro, antes de encontrar a liberdade.

Sua inteligência é aumentada pela ciência, e ele se torna o centro de uma história prequela sobre o início do fim da humanidade. Ambientado nos “dias atuais”, o filme também é estrelado por James Franco, John Lithgow, Brian Cox e Freida Pinto.

Onde assistir: Star+.

7. Planeta dos Macacos: O Confronto (2014)

Planeta dos Macacos: O Confronto (2014) via 20th Century Fox/reprodução

Retomando dez anos após os eventos do sexto filme, este se passa em um mundo no qual a população humana foi bastante reduzida devido a uma grande pandemia. Com os humanos em menor número, uma sociedade de macacos começou a se formar, tendo Caesar como líder. Trazendo de volta o elenco de peso com Andy Serkis, Jason Clarke, Gary Oldman, Keri Russell e Toby Kebbell.

Onde assistir: Star+.

8. Planeta dos Macacos: A Guerra (2017)

Planeta dos Macacos: A Guerra (2017) via 20th Century Fox/reprodução

Ambientado dois anos após os eventos de seu filme antecessor, o conflito entre macacos e humanos se transformou em uma guerra total, enquanto o Caesar busca vingar aqueles que perdeu. Woody Harrelson e Steve Zahn se juntam à franquia para esse aclamado final da trilogia focada na história de Caesar.

Originalmente, pelo menos, era para ser o final – exceto pelo fato de que fez uma boa quantidade de dinheiro e, portanto, precisa de uma sequência, que virá em 2024. Infelizmente, este filme ainda não está disponível em serviços de streaming.

Ordem alternativa para assistir Planeta dos Macacos

A segunda maneira de assistir à franquia é pensando na ordem cronológica dos acontecimentos. Como os filmes mais recentes funcionam como uma prequela, eles vêm primeiro:

1. Planeta dos Macacos: A Origem (2011)
  2. Planeta dos Macacos: O Confronto (2014)
  3. Planeta dos Macacos: A Guerra (2017)
  4. Planeta dos Macacos: O Reinado (2024 – a ser lançado)
  5. O Planeta dos Macacos (1968)
  6. De Volta ao Planeta dos Macacos (1970)
  7. Fuga do Planeta dos Macacos (1971)
  8. A Conquista do Planeta dos Macacos (1972)
  9. Batalha do Planeta dos Macacos (1973)

E quanto ao nono filme que já existe?

Planeta dos Macacos (2001) via 20th Century Fox/reprodução

O diretor Tim Burton foi contratado para apresentar uma nova visão, e o filme seguiu como uma nova adaptação do romance de Pierre Boulle. Mark Wahlberg, Tim Roth, Helena Bonham Carter, Michael Clarke Duncan e Kris Kristofferson se juntaram ao elenco, e o novo filme – intitulado simplesmente “Planeta dos Macacos” – chegou aos cinemas em 2001.

O filme se passa no ano de 2029, quando o Capitão Leo Davidson entra em uma tempestade eletromagnética e se vê transportado para o ano de 5021. Lá, ele cai em um planeta chamado Ashlar, que é povoado por macacos humanoides. A obra de Burton pode ser assistida em qualquer momento, já que não pertence oficialmente a nenhuma linha do tempo. Ainda assim, aconselhamos assistir pelo menos ao original de 1968 antes de se entregar ao remake, que está disponível no Star+.