sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Maio Amerelo Detran

Moeda misteriosa que nunca deveria ter existido é encontrada

Pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Peru, em Lima, se depararam com um grande mistério.

Por Adeilson em 09/01/2024 às 17:14:46

Pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Peru, em Lima, se depararam com um grande mistério. Ao estudar a economia e o papel-moeda do país nos últimos séculos, eles descobriram uma moeda que não deveria ter existido.

Leia mais

Trata-se de uma moedinha de 10 centavos peruanos, que, à época, era chamada de dinero. Os cientistas receberam algumas delas de negociantes locais.

A olho nu, elas eram perfeitas. Mas havia um grande problema: elas datavam de 1899, um ano no qual a Casa da Moeda peruana não cunhou nenhuma moeda desse valor…

Os objetos foram, então, levados ao laboratório de Química para serem estudados. E o mistério foi facilmente resolvido: elas não passavam de falsificações!

Metais errados

A olho nu, como já disse, a moeda de 1899 era igualzinha a outros dineros: tinha o mesmo tamanho, a cor prateada e trazia o mesmo brasão e a mulher sentada que representa a deusa da liberdade.

Os pesquisadores, então, resolveram expor as duas moedas, a oficial e a misteriosa, a uma sessão com raio-X e mediram a luz que elas refletiam.

Eles descobriram que o dinero de 1899 era em grande parte feito de cobre, zinco e níquel, uma liga que é conhecida como prata níquel.

É algo que se parece com prata, mas que não tem nada dela. É um metal muito usado para fazer talheres, por exemplo. E que não era utilizado pela Casa da Moeda peruana, que trabalhava com prata mesmo.

Os resultados foram publicados em um artigo na revista Heritage Science.

Mas quem teria falsificado?

Eis um mistério que os cientistas ainda não desvendaram.

Os pesquisadores planejam se encontrar agora com um colecionador de moedas, que possui um acervo com vários exemplares a partir de 1830. Entre eles está mais um dinero de 1899.

Além disso, eles querem trabalhar junto com historiadores. Acreditam que a resposta esteja no momento econômico que o país passava na época.

O Peru havia acabado de sair derrotado da Guerra do Pacífico. O momento econômico era, portanto, frágil, e o governo estava mais preocupado em emitir notas bancárias de papel de maior valor para pagar empréstimos internacionais.

A hipótese é que algum golpista peruano tenha se aproveitado desse momento. Como as moedas de baixo valor circulavam livremente entre os mais pobres, em feiras livres principalmente, alguém teria aplicado muitos e muitos golpes no período.

Novos estudos devem ajudar a esclarecer ainda mais esse mistério das moedas que não deveriam ter existido.

As informações são do jornal The New York Times.

Mais sobre a Guerra do Pacífico

  • Foi um conflito entre Peru, Bolívia e Chile que durou de 1879 a 1884.
  • Os chilenos saíram vencedores.
  • A crise começou após a descoberta de uma reserva de nitrato de potássio ao norte do Deserto de Atacama.
  • A área, originalmente, pertencia à Bolívia, mas o Chile, mais rico, tentou comprar a região, após a descoberta.
  • Além disso, muitos chilenos já viviam nesse trecho do Atacama.
  • O governo boliviano recusou e os dois países entraram em guerra.
  • Como o Peru havia assinado um termo de cooperação bélico com a Bolívia, o país também entrou no enfrentamento e os dois saíram derrotados.
  • Esse trecho pertence ao território chileno até hoje.

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV