sebrae 728x90
Detran 01.07
GOV - faz faz faz

Sesau promove hoje workshop sobre Sífilis; evento é destinado a profissionais de Alagoas

Por Redação em 24/10/2023 às 09:33:41
Reprodução

Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove nesta terça-feira (24), o workshop "Sífilis: Rumo à Eliminação em Alagoas". O evento, destinado aos profissionais e estudantes de saúde, coordenadores de Atenção Básica e de Vigilância Epidemiológica dos 102 municípios alagoanos, será realizado das 8h às 14h, no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), no bairro Trapiche, em Maceió.

Durante o seminário, os participantes poderão acompanhar palestras da médica infectologista Mardjane Lemos e da médica infectopediatra, Auriene Oliveira.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Sífilis, enfermeira Hillary Gabrielle, destacou a importância do workshop na conscientização sobre o combate à doença em Alagoas. "A sífilis está muito emergente no nosso Estado, por isso, nossa luta é constante por ser uma patologia relacionada à questão sexual, que pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação, podendo evoluir para aborto, graves sequelas ao recém-nascido e até mesmo óbito", disse.

De acordo com a coordenadora, a sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum e tem sua detecção realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) municipais, onde as pessoas diagnosticadas também realizam o tratamento. Ela explica, também, que a doença pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios, como sífilis primária, secundária, latente e terciária.

"O estágio primário é quando aparece uma lesão na região genital do homem ou da mulher que adquire essa infecção, embora muitas vezes essas lesões não apareçam e as pessoas acabam descobrindo quando estão nos estágios mais avançados da infecção. O secundário ocorre quando as pessoas apresentam lesões nas palmas das mãos e nas pontas dos pés. Já o estágio terciário e latente, é a sífilis assintomática que faz o portador da doença não apresentar nenhum sintoma, descobrindo a doença apenas quando realizam testes rápidos", esclareceu Hillary Gabrielle.

Fonte: Secom Alagoas

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 2024.2 728x90 l1

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV