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Com novidades no carro em Ímola, Red Bull busca deixar abandonos para trás

Por Redação em 22/04/2022 às 18:50:15

Até aqui, a Scuderia mostrou ter um carro rápido, versátil e confiável e, mesmo que a Red Bull tenha conseguido rivalizar em termos de ritmo nas etapas do Bahrein e da Arábia Saudita, as quebras fazem com que o time seja apenas o terceiro colocado, atrás da Mercedes, que, no momento, tem um carro 1s mais lento que os ponteiros.

Para a corrida da Emilia Romagna, a Red Bull está trazendo novidades, e as peças não paravam de chegar na tarde de quinta-feira no circuito de Ímola. Além de tornar o carro mais rápido e mais leve, já que um dos problemas enfrentados pela equipe é o excesso de peso, a Red Bull também busca se afastar das quebras.

As causas dos abandonos de Verstappen e Perez no Bahrein e do holandês novamente na Austrália foram diferentes. Os dois primeiros aconteceram porque a equipe não tinha testado o carro com pouco combustível na pré-temporada e não percebeu que a configuração do tanque deveria ser diferente, então quando o tanque estava quase vazio, o sistema não conseguia sugar o combustível.

Já na Austrália, houve um problema de controle de qualidade em uma mangueira, que acabou se soltando, fazendo o combustível vazar e causando um pequeno incêndio. O chefe da equipe, Christian Horner, chegou a dizer que o time suspeitava que os quiques do carro no asfalto teriam provocado a falha, mas isso foi afastado pela própria Honda, que fabrica e opera os motores que agora levam o nome de Red Bull Powertrains.

Por um lado, é uma boa notícia que os problemas sejam de fácil solução e não tenham relação com a unidade de potência em si, cujo desenvolvimento está congelado. Seria possível fazer alterações alegando questões de confiabilidade, mas é um processo que levaria tempo. Por outro, já são 46 pontos em relação a Leclerc, e a Ferrari tem a confiabilidade como uma de suas grandes qualidades neste ano, desde a pré-temporada, além da consistência do piloto monegasco.

Em relação ao desempenho do carro, após rivalizar com a Ferrari nas duas primeiras corridas, a Red Bull ficou devendo na Austrália. A equipe avalia que não antecipou corretamente a evolução do asfalto e, por isso, acabou com um carro que desgastava demais os pneus dianteiros na corrida.

A pista de Ímola guarda semelhanças com a de Melbourne, mas as condições climáticas não poderiam ser mais diferentes. Faz frio em Ímola e há a possibilidade de chuva na sexta-feira.

Isso é uma preocupação do próprio Leclerc. "Vai ser importante ter uma boa base de acerto. Temos trabalhado muito no simulador, e tomara que tudo corra bem porque vai chover e ainda não pilotamos na chuva."

A diferença é que a Ferrari optou por não modificar o carro neste GP. Na Red Bull, Mercedes, entre outros, o trabalho vai ser dobrado. Eles terão um treino livre, provavelmente na chuva, para testar as novidades e acertar o carro para o restante do fim de semana. Isso porque o GP da Emilia Romagna terá uma sprint para definir o grid de largada, então haverá uma classificação na sexta-feira para definir o grid para a sprint e, assim que os carros forem à pista na classificação, não podem ser mais mudados porque entram em regime de parque fechado.

Ir bem em Ímola será lucrativo: agora, a sprint oferece mais pontos, com oito para o vencedor, então é possível conquistar 34 pontos neste final de semana. E é justamente essa a diferença entre Leclerc e o segundo colocado no campeonato, George Russell, da Mercedes.

A classificação para a sprint será às 12h desta sexta-feira, pelo horário de Brasília. A sprint, no sábado, começa às 11h30 e o GP da Emilia Romagna tem largada às 10h do domingo.

Fonte: Notícias ao minuto

Tags:   Esporte
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