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Supercarregador: novo carregador de carros elétricos sem fio é o mais rápido já desenvolvido

Os carregadores sem fio não decolaram no setor dos carros elétricos.


Os carregadores sem fio não decolaram no setor dos carros elétricos. Tecnologias assim já existem, mas ainda têm potência discreta e não dão conta do carregamento total de um EV. Mas isso está prestes a mudar, com um laboratório dos Estados Unidos anunciando a criação do carregador sem fio mais potente até agora, capaz de liberar 100 kW e abastecer metade do "tanque" de um carro em 20 minutos.

Carregadores sem fio e os carros elétricos

Os carregadores sem fio se baseiam na transferência de energia por meio da interação de campos eletromagnéticos. A tecnologia já é popular em alguns eletrônicos, como smartphones, mas não decolou no mercado dos carros elétricos.

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Segundo o New Atlas, isso acontece porque o nível de potência impede o carregamento rápido. Já o Verified Market Reports lembra que existe um carregador sem fio para carros elétricos, da Hevo, que fornece 12 kW de potência.

Ele é um dos mais rápidos do mercado atualmente e com velocidade de carregamento nível dois, carregando o equivalente a cerca de 67 km de condução por hora. Só que isso não é suficiente para fazer um carro rodar por horas.

Bobina instalada no carro elétrico para interagir com o carregador (Imagem: Reprodução/Genevieve Martin/ORNL)

Novo carregador sem fio

É aí que entra o Oak Ridge National Laboratory, centro de desenvolvimento de pesquisas. O laboratório criou o carregador de carros elétricos sem fio mais rápido já feito.

Segundo os pesquisadores, ele transfere energia oito vezes mais rápido que o bloco da Hevo e pode abastecer veículos com até 563 km em uma hora. Ele foi testado em um Hyundai Kona EV. Veja como foi:

Imagem: Sheila Fitzgerald/Shutterstock

Carregador mais rápido do mundo

Em comunicado, a equipe afirmou que o sistema de carregamento tem a maior potência do mundo para este tipo de veículo.

A potência em questão é de oito a dez vezes maior do que uma tecnologia de carregamento sem fio convencional, podendo aumentar a bateria em 50% em menos de 20 minutos.

No entanto, para, de fato, ser implementado comercialmente, as indústrias teriam que se mobilizar para instalar as bobinas receptoras nos carros elétricos, que viabilizam a interação entre carro e carregador sem fio.

É um ciclo: para o carregamento sem fio decolar, as montadoras precisam instalar as boninas. Porém, para as montadoras instalarem as boninas, deve-se provar que há infraestrutura para aproveitá-las. Isso pode demorar a sair do papel, mas a Tesla já começou, anunciando planos para investir nesse tipo de tecnologia.

Olhardigital

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