Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

quem

Aplaudido em Cannes, documentário de Lula divide opiniões da crítica internacional

.


Dirigido por Oliver Stone, 'Lula' foi exibido em Cannes no último fim de semana; veja como o documentário foi recebido O documentário "Lula", com direção de Oliver Stone, estreou no último domingo (20) no 77º Festival Anual de Cinema de Cannes, na França. A produção mostra a trajetória de Luis Inácio Lula da Silva, desde a infância até a presidência da República.

Exibido durante as "Sessões Especiais" do evento, o filme recebeu cerca de 4 minutos de aplauso após a sessão. No entanto, a proximidade do diretor com a figura política em destaque desagradou alguns críticos de cinema.

Saiba-mais taboola

"Há algo cativante sobre o quanto Stone parece ser um grande admirador quando se senta para encontrar um Lula radiante dez meses antes de sua mais recente vitória eleitoral. É essa entrevista - amigável e bajuladora - que pontua o percurso biográfico do documentário de Stone", disse a revista Time Out.

"Stone, que, vale ressaltar, não é fã de Trump, argumenta que a corrupção é simplesmente uma constante ao longo da história humana. Fez-se muito alarde sobre isso quando se tratava de Lula - Stone não aceita as alegações de que o presidente brasileiro era culpado de lavagem de dinheiro, observando que ele vive 'modestamente' (...) Está Stone sugerindo que as pessoas deveriam simplesmente ignorar a corrupção porque também havia políticos corruptos na Roma Antiga?", criticou a Variety.

"Stone ainda nos mergulha efetivamente no contexto do momento em que Lula derrotou Bolsonaro. Foi um ponto de virada transformador para o país e um dos mais significativos recentes revés políticos modernos.", escreveu a crítica do The Wrap.

O cineasta e diretor também elogiou o Presidente. "Ele é um dos únicos líderes que é da classe trabalhadora, que veio da base, que aprendeu a ler tarde. Ele realmente lutou para ser quem ele é. E ele luta mais ainda no filme. Por favor, eu admiro este homem profundamente. E eu sei que muita gente o odeia. Eu não acho que vocês o odeiam. Por favor, não o odeiam muito porque ele tem uma alma maravilhosa", disse Oliver Stone.

Com foco no público internacional, "Lula" mostra períodos da infância do político em Pernambuco, assim como sua mudança para São Paulo, acidente que causou a perda do dedo mindinho e trajetória com o movimento sindicalista e o Partido dos Trabalhadores (PT).

Mais adiante, o filme retrata detalhes da operação Lava Jato - e posteriormente a Vaza Jato, com entrevista de Glenn Greenwald, do The Intercept -, a prisão de Lula em 2018 e a eleição de 2022, que o elegeu pela terceira vez.

Revista quem

Quem

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!