Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Aedes Aegypti

Ondas de calor e desmatamento estão por trás do aumento dos casos de dengue no Brasil

Os números da dengue estão batendo recordes neste ano no Brasil.


Os números da dengue estão batendo recordes neste ano no Brasil. E segundo um novo estudo, esse avanço da doença em todo o país, inclusive em regiões onde não era tão comum, tem uma explicação (na verdade, são várias).

Leia mais

Mosquito da dengue (Imagem: Divulgação/Fiocruz)

Fatores que levam ao aumento dos casos de dengue

O pesquisador Christovam Barcellos, do Observatório de Clima e Saúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), foi o responsável pelo trabalho, publicado no Scientific Reports da Nature.

Ele afirma que as constantes ondas de calor causadas pelas mudanças climáticas associadas à urbanização incompleta e à grande circulação de pessoas em determinadas áreas têm forte influência na recente progressão da dengue no Brasil.

O aumento também está associado a degradação ambiental, especialmente no Cerrado, que vem sofrendo com o desmatamento, queimadas e conversão de florestas em pasto. Na região, há cidades que já enfrentam as chamadas ilhas de calor, áreas de subúrbio ou periferias com péssimas condições de saneamento, o que torna mais difícil combater o mosquito Aedes aegypti.

No interior do Paraná, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, o aumento de temperaturas está se tornando quase permanente. A gente tinha cinco dias de anomalia de calor, agora são 30 dias de calor acima da média ao longo do verão. Isso dispara o processo de transmissão de dengue, tanto por causa do mosquito quanto pela circulação de pessoas.

Christovam Barcellos, pesquisador da Fiocruz)

O estudo utilizou técnicas de mineração de dados para avaliar a associação entre anomalias térmicas, fatores demográficos e mudanças nos padrões de incidência de dengue ao longo de um período de 21 anos (de 2000a 2020) nas microrregiões do Brasil. As informações são de O Globo.

Ondas de calor potencializam reprodução de mosquitos (Imagem: Ed Connor/Shutterstock)

Mais de um milhão e meio de casos

Olhardigital

Medicina E Saúde Aedes Aegypti Brasil Dengue Desmatamento Estudo Mudanças Climáticas Ondas De Calor

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!