quarta-feira, 26 de agosto de 202611:47:30
Pode chover 33%
TV Alagoas
GeralGoverno do Estado divulga lista de isenção do concurso da Polícia Civil de AL; veja prazosMPAL consegue suspensão nacional de aplicativo investigado por crimes sexuais contra criançaGeralMais de 17 quilômetros de ruas recebem pavimentação e drenagem na parte alta de MaceióGeralPrograma Mulheres Mil abre mais de 4 mil vagas gratuitas e amplia oportunidades para mulheres em situação de vulnerabilidadeSaúdeSUS amplia atendimento psicológico para mulheres vítimas de violência; medida pode beneficiar alagoanasGeral'Cheguei chorando e voltei sorrindo': Casa do Autista em Maceió leva acolhimento e esperança a famíliasGeralFacebook falha em filtrar anúncios com desinformação eleitoralGeralHomem desaparece após sair de casa de moto e acompanhado de mulher no Benedito BentesGeralVersões diferentes: namorada é indiciada por incêndio que matou fundador de organizada do CSAGeralCrateras abertas após obra de drenagem preocupam moradores em Rio LargoGeralHomem é flagrado com três crânios humanos dentro de sacolaGeralConheça os chefs do Festival Penedo Sabor & Jazz

Unidades do Hemoal funcionam em horário especial no feriado de São Pedro

Redação29 de junho de 2023289 visualizações
Unidades do Hemoal funcionam em horário especial no feriado de São Pedro
© Reprodução

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funcionará em horário especial nesta quinta-feira (29), feriado estadual de São Pedro. Em Maceió, as unidades Via Expressa, ao lado do Hospital Metropolitano (HMA), e Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), recebem doações das 7h30 às 17h; enquanto que em Arapiraca, na Unidade Eldorado, próxima à Escola Alternativa, os voluntários podem se candidatar à doação de sangue das 7h às 12h.

Entretanto, durante todo o dia, as Unidades do Hemoal em Arapiraca e Maceió irão funcionar em escala de plantão para fornecer sangue e hemocomponentes para atender a demanda transfusional. Com isso, as maternidades e hospitais estarão abastecidos para suprir a necessidade dos casos de emergência e das cirurgias eletivas, bem como, para atender as urgências hematológicas.

Conforme a gerente do Hemoal, médica Verônica Guedes, a abertura das Unidades de Arapiraca e Maceió nos feriados, ainda que em horários especiais, representa um incentivo à doação de sangue para quem não dispõe de tempo durante os dias úteis. "Essa é uma estratégia de captação de doadores de sangue adotada pelo Hemoal e que vem sendo importante para manter nosso estoque estabilizado", destaca a gestora.

Critérios para Doação

Entretanto, Verônica Guedes ressalta que é necessário seguir pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para se candidatar à doação voluntária de sangue. “Por estarmos vivendo as festas juninas, com arraiás, apresentação de quadrilhas, palhoções e shows, é importante lembrar que as pessoas que não tenham dormido no mínimo 6 horas na noite anterior ou que tenham ingerido bebida alcoólica não podem doar", alerta.

A gerente do Hemoal também salienta que os candidatos devem evitar o consumo de alimentos gordurosos e, se estiverem gripados, com Influenza ou Covid-19, ficam impedidos de doar sangue. "No caso das pessoas que colocaram piercing, fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, o impedimento para doar sangue é de 12 meses", informa.

Verônica Guedes explica que há também os impedimentos definitivos para doar sangue. "Pessoas que já tiveram hepatite após os 11 anos de idade, doença de Chagas, Aids e sífilis, não podem mais doar sangue de forma alguma. Também é relevante recordar que é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, no mínimo 50 quilos, portar um documento de identificação oficial e original com foto e comparecer ao posto de coleta usando máscara e, se for menor de idade, acompanhado do pai ou da mãe", reforça.

Fonte: Secom Alagoas

Continue Lendo