Primeiro longa-metragem filmado no espaço estreia na Rússia

Nesta semana, estreou nos cinemas russos o primeiro longa-metragem filmado fora da Terra. Chamado “O Desafio”, o filme representa para a Rússia uma vitória na corrida espacial há tantos anos disputada contra os EUA – especialmente em um momento de confronto em solo com o Ocidente desde que invadiu a Ucrânia.
Isso porque o projeto russo saiu na frente de Hollywood, que havia anunciado a intenção de mandar o ator Tom Cruise para uma temporada na Estação Espacial Internacional (ISS), para rodar cenas de um filme de ficção científica norte-americano com participação da NASA e da SpaceX.
“O Desafio” conta a história da médica Zhenya, interpretada por Yulia Peresild, que é enviada ao laboratório orbital para fazer uma cirurgia em um cosmonauta que ficou inconsciente durante uma caminhada espacial. A atriz foi lançada na companhia do diretor da obra, Klim Shipenko, em outubro de 2021, para passar 12 dias no “set” inusitado.

Leia mais:
- Agência espacial russa pode estar chegando ao fim
- Laika: 65 anos atrás, uma cadela de rua abria caminho para a conquista humana do espaço
- Rússia anuncia quando vai deixar a Estação Espacial Internacional
Ele e a protagonista do filme passaram por um treinamento de quatro meses antes de embarcarem em uma espaçonave Soyuz acompanhados do cosmonauta Anton Shkaplerov. As sequências foram filmadas no lado russo da ISS e tiveram participação de três cosmonautas da Roscosmos, a agência espacial russa, que moravam e trabalhavam lá na época. Um deles, Oleg Novitskiy, foi responsável por acompanhar a equipe cinematográfica no retorno à Terra.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhardigital



