terça-feira, 25 de agosto de 202602:13:45
Pode chover 44%
TV Alagoas
EducaçãoSemed Maceió promove formação em Educação Especial de 25/08 a 01/09EsportesPrefeito Rodrigo Cunha participa de competições no Gigantão em MaceióCulturaAlfarrábios revitalizados atraem visitantes no Centro de MaceióGeralProcon Maceió inaugura núcleo de atendimento no Benedito BentesEducaçãoPrefeito Rodrigo Cunha entrega Gigantinho Bilíngue no Vergel do LagoGeralSemuc orienta motoristas sobre violência contra a mulher em MaceióGeralPrefeitura de Maceió avança na obra do Mercado do JacintinhoEducaçãoAção educativa da PRF em escola de Santana do Ipanema (AL) emociona crianças e rende cartinha de agradecimento feita à mãoEconomiaRecuperação extrajudicial não afeta indenização em Maceió, diz BraskemGeral INSS volta a liberar consignado sem biometria facial para aposentadosGeralPrefeitura e Dnocs iniciam mapeamento para sistemas de abastecimento de água na zona rural de PalmeiraEconomiaDistribuidoras de energia cortam 1 GW para evitar colapso

MPF cobra detalhes à Braskem, Defesa Civil e ANM sobre abalos sísmicos na região do Mutange, em Maceió

Redação08 de novembro de 2023380 visualizações
MPF cobra detalhes à Braskem, Defesa Civil e ANM sobre abalos sísmicos na região do Mutange, em Maceió
© Reprodução

Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas expediu ofício, nesta quarta-feira (08/11), à Braskem, Defesa Civil do município de Maceió e à Agência Nacional de Mineração (ANM), cobrando esclarecimentos quanto aos tremores de terra noticiados por vários meios de comunicação, e confirmados pela própria Defesa Civil, na última segunda-feira (06/11) no bairro do Mutange. O MPF quer saber se os abalos sísmicos registrados têm relação com as atividades de preenchimento das cavidades provocadas pela atividade da Braskem de mineração do sal-gema.

O documento é assinado pelas procuradoras da República integrantes do Grupo Trabalho (GT) dos Bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, criado pelo MPF, para acompanhar o termo de acordo celebrado para extinguir a ação civil pública (nº 0806577-74.2019.4.05.8000) relativo às ações relacionadas à estabilização e ao monitoramento do fenômeno da subsidência. Nos ofícios, é estabelecido o prazo de cinco dias para que Braskem e os órgãos públicos esclareçam as causas e os efeitos da ocorrência, bem como as medidas que foram e serão adotadas.

Especificamente em relação às informações a serem prestadas pela ANM, o MPF busca saber se a ocorrência está, de alguma forma, relacionada com a atividade de preenchimento das cavidades. A agência reguladora deverá apontar, em até cinco dias, se há algum risco para a continuidade das atividades de estabilização das mesmas. Além disso, deverá informar as medidas que foram e serão adotadas em relação à Braskem no tocante ao episódio dos abalos sísmicos.

Monitoramento – De acordo com nota da Defesa Civil, foram registrados dois eventos sismológicos na área evacuada do bairro do Mutange. O primeiro deles, às 11h58 da segunda-feira (06/11) com magnitude local de 1.15; o segundo, às 13h44, com magnitude local de 1.38. De acordo com a Defesa Civil, são magnitudes consideradas baixas, sem potencial de causar danos à superfície ou serem sentidas pela população, só sendo identificadas pelos equipamentos de monitoramento. Devido a movimentação de solo, a região estaria – ainda segundo a Defesa Civil do município – suscetível a eventos sísmicos dessa natureza. Informações veiculadas pela imprensa e redes sociais, no entanto, trazem relatos de moradores que teriam percebido os tremores no solo.

Assinam o ofício número nº 860/2023 as procuradoras da República Júlia Wanderley Vale Cadete, Juliana de Azevedo Santa Rosa Câmara, Niedja Gorete de Almeida Rocha Kaspary e Roberta Lima Barbosa Bomfim.

Fonte: Ascom MPF

Continue Lendo