terça-feira, 25 de agosto de 202600:40:32
Pode chover 44%
TV Alagoas
EducaçãoSemed Maceió promove formação em Educação Especial de 25/08 a 01/09EsportesPrefeito Rodrigo Cunha participa de competições no Gigantão em MaceióCulturaAlfarrábios revitalizados atraem visitantes no Centro de MaceióGeralProcon Maceió inaugura núcleo de atendimento no Benedito BentesEducaçãoPrefeito Rodrigo Cunha entrega Gigantinho Bilíngue no Vergel do LagoGeralSemuc orienta motoristas sobre violência contra a mulher em MaceióGeralPrefeitura de Maceió avança na obra do Mercado do JacintinhoEducaçãoAção educativa da PRF em escola de Santana do Ipanema (AL) emociona crianças e rende cartinha de agradecimento feita à mãoEconomiaRecuperação extrajudicial não afeta indenização em Maceió, diz BraskemGeral INSS volta a liberar consignado sem biometria facial para aposentadosGeralPrefeitura e Dnocs iniciam mapeamento para sistemas de abastecimento de água na zona rural de PalmeiraEconomiaDistribuidoras de energia cortam 1 GW para evitar colapso

Itália testa tratamento de infectados por coronavírus com sangue de pessoas curadas

Redação02 de abril de 2020741 visualizações

O procedimento consiste numa transfusão de sangue de um paciente já curado, que possua um "plasma hiperimune" com anticorpos contra a covid-19.

Hospital Policlínico de Pavia (norte da Itália) iniciou um tratamento experimental de plasmaterapia, que utiliza o sangue de doentes curados do novo coronavírus para tratar os que se encontram em estado grave. O centro hospitalar pediu doações de sangue a quem tenha recuperado da covid-19 e os primeiros voluntários foram um casal de médicos, os primeiros positivos do vírus na província, informaram hoje a imprensa local.

"Trata-se de uma terapia que já foi utilizada com êxito contra a SARS e o ebola e que permite proceder em simultâneo a outras terapias", explicou o responsável da Imuno-hematologia do Policlínico de Pavia, Cesare Perotti, ao jornal local Il Ticino.

O procedimento consiste numa transfusão de sangue de um paciente já curado, que possua um "plasma hiperimune" com anticorpos contra a covid-19, e que se pratica em casos graves.

A plasmaterapia já foi aprovada pela delegação de médicos chineses de Wuhan que visitaram o hospital há duas semanas e que contribuíram com a sua experiência, ao referirem que testaram este método em mais de mil doentes e com resultados positivos.

As primeiras provas foram realizadas em cinco doentes desde hospital e quatro no de Mântua (também na Lombardia), após o Policlínico ter partilhado os seus protocolos com outros centros da região, a mais afetada na Itália.

O resultado das provas foi positivo, mas ainda não é possível certificar a sua eficácia devido ao reduzido número de tratamentos realizados até ao momento.

Apenas na província de Pavia foram registrados 2.157 casos positivos pelo novo coronavírus, mas este hospital também recebeu doentes das províncias vizinhas de Lodi (onde se registrou o primeiro surto do vírus em Itália) e de Cremona, onde existem quase 4.000 casos.

Em todo o país existem 80.572 casos ativos e o número de mortos ascende a 13.155, apesar da diminuição nos últimos dias do ritmo de contágios e falecimentos.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou mais de 940 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 47 mil.

Fonte: Notícias ao Minuto

Continue Lendo