terça-feira, 25 de agosto de 202601:46:36
Pode chover 44%
TV Alagoas
EducaçãoSemed Maceió promove formação em Educação Especial de 25/08 a 01/09EsportesPrefeito Rodrigo Cunha participa de competições no Gigantão em MaceióCulturaAlfarrábios revitalizados atraem visitantes no Centro de MaceióGeralProcon Maceió inaugura núcleo de atendimento no Benedito BentesEducaçãoPrefeito Rodrigo Cunha entrega Gigantinho Bilíngue no Vergel do LagoGeralSemuc orienta motoristas sobre violência contra a mulher em MaceióGeralPrefeitura de Maceió avança na obra do Mercado do JacintinhoEducaçãoAção educativa da PRF em escola de Santana do Ipanema (AL) emociona crianças e rende cartinha de agradecimento feita à mãoEconomiaRecuperação extrajudicial não afeta indenização em Maceió, diz BraskemGeral INSS volta a liberar consignado sem biometria facial para aposentadosGeralPrefeitura e Dnocs iniciam mapeamento para sistemas de abastecimento de água na zona rural de PalmeiraEconomiaDistribuidoras de energia cortam 1 GW para evitar colapso

Europa: maioria apoia regulamentação da IA para proteger empregos

Redação14 de outubro de 2023361 visualizações
Europa: maioria apoia regulamentação da IA para proteger empregos

A maioria (68%) dos europeus entrevistados por um estudo da Universidade IE, da Espanha, são a favor de regulamentações governamentais para mitigar os possíveis impactos da inteligência artificial (IA) na segurança do emprego.

A maioria (68%) dos europeus entrevistados por um estudo da Universidade IE, da Espanha, são a favor de regulamentações governamentais para mitigar os possíveis impactos da inteligência artificial (IA) na segurança do emprego.

Para quem tem pressa:

  • Um estudo da Universidade IE, da Espanha, revela que 68% dos europeus apoiam regulamentações governamentais para lidar com os impactos da Inteligência Artificial (IA) em empregos;
  • Esta porcentagem representa um aumento notável de 18% em comparação com uma pesquisa semelhante conduzida em 2022, indicando uma crescente preocupação com a automação impulsionada pela IA;
  • A principal preocupação dos entrevistados é a possibilidade de perda de empregos devido à automação;
  • Além disso, a pesquisa revelou que a maioria dos europeus não se sente confiante em distinguir entre conteúdo gerado por IA e conteúdo autêntico.
Esse dado representa um aumento notável de 18% em comparação com uma pesquisa similar realizada pela universidade em 2022, indicando uma crescente preocupação com a automação impulsionada pela IA, conforme publicado pela CNBC.

Leia mais:

Inteligência artificial e empregos

(Imagem: Thinkstock)
O medo predominante entre os entrevistados é a possibilidade de perda de empregos devido à automação, segundo Ikhlaq Sidhu, diretor da faculdade de ciência e tecnologia da universidade IE.

A exceção a essa tendência é a Estônia, onde houve uma diminuição de 23% na taxa de pessoas a favor da regulamentação da IA em comparação com o ano anterior. Por lá, apenas 35% dos entrevistados apoiam a imposição de limites à IA pelo governo.

No entanto, a maioria dos cidadãos europeus está alinhada com a ideia de que os governos devem intervir para regulamentar a IA e conter o risco de perda de empregos, conforme apontado pela pesquisa.

A pesquisa também revelou que a maioria dos europeus não se sente confiante em distinguir entre conteúdo gerado por IA e conteúdo autêntico, levantando questões sobre a disseminação de informações falsas e manipulação eleitoral.

Esse estudo destaca a crescente consciência sobre os desafios associados à IA e a necessidade de regulamentações adequadas para garantir um desenvolvimento tecnológico responsável e sustentável.

Contexto

Esse aumento na aceitação da regulamentação da IA pode ser atribuído, em parte, aos recentes avanços no desenvolvimento de produtos baseados em IA generativa – por exemplo: o ChatGPT.

Enquanto a Europa trabalha na legislação para regular a IA, a União Europeia está introduzindo a Lei de IA, que adota uma abordagem baseada em riscos para regulamentar a tecnologia.

No Reino Unido, o primeiro-ministro Rishi Sunak planeja uma cúpula de segurança de IA (num lugar histórico da Segunda Guerra Mundial, aliás), destacando a importância da regulamentação de segurança de IA e a herança do país em ciência e tecnologia.

Tags:
MercadoEstudosPesquisasProinteligência artificial

Continue Lendo