quarta-feira, 26 de agosto de 202610:03:13
Pode chover 33%
TV Alagoas
GeralPrograma Mulheres Mil abre mais de 4 mil vagas gratuitas e amplia oportunidades para mulheres em situação de vulnerabilidadeSaúdeSUS amplia atendimento psicológico para mulheres vítimas de violência; medida pode beneficiar alagoanasGeral'Cheguei chorando e voltei sorrindo': Casa do Autista em Maceió leva acolhimento e esperança a famíliasGeralFacebook falha em filtrar anúncios com desinformação eleitoralGeralHomem desaparece após sair de casa de moto e acompanhado de mulher no Benedito BentesGeralVersões diferentes: namorada é indiciada por incêndio que matou fundador de organizada do CSAGeralCrateras abertas após obra de drenagem preocupam moradores em Rio LargoGeralHomem é flagrado com três crânios humanos dentro de sacolaGeralConheça os chefs do Festival Penedo Sabor & JazzPolicial“A gente estava sofrendo”: pai de Micael fala sobre notícia da morte de suspeitosGeralConcurso da Sefaz-AL oferece 100 vagas para Auditor Fiscal; veja salário!GeralDivulgado resultado preliminar da perícia para PcD na Guarda Municipal

Comandante-geral visita Seinfra para tratar da reforma do QCG

Redação05 de agosto de 2021416 visualizações

O Comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas reuniu-se na manhã desta quarta-feira (04) com o gestor da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), secretário Maurício Quintella. A pauta do encontro que ocorreu na sede da Seinfra foi a reforma do prédio do Quartel Geral da Polícia Militar (QCG), localizado no Centro de Maceió.

O Coronel Wellington Bittencourt esteve acompanhado do Subcomandante-geral, Coronel Thúlio Emery e de comissão composta pelo diretor de Apoio Logístico (DAL), Coronel Wilson da Silva e pelo oficial responsável pelo acompanhamento da obra, o Capitão Charlan Willian. A perspectiva é que ainda este mês, seja viabilizada uma série de trâmites legais do processo para que a obra, assim, avance.

“A licitação da revitalização do QCG envolve diversos trâmites burocráticos, mas estamos empenhados no destrave do processo que trata da restauração daquele que representa o maior patrimônio físico da Polícia Militar. Agradecemos ao secretário que, em meio a tantos projetos e obras que o Governo do Estado vem desenvolvendo, manifestou seu compromisso com este processo”, resumiu o Coronel Bittencourt.

História

No Centro de Maceió, na Praça da Independência, está localizado o principal monumento da história da Policia Militar de Alagoas. Mais do que um símbolo da instituição, trata-se de um imóvel que é patrimônio do povo alagoano materializado em uma edificação que, originalmente, data de meados de 1819.

A fundação do atual quartel é narrada no livro de autoria do jornalista e, hoje, major da PM, Silvio Teles. A sede do primeiro Quartel Militar construída para abrigar o Corpo de Tropa de Linha era feita de taipa e telhas e foi erguida onde hoje está o QCG.

O relato indica que após organizar a parte fiscal e administrativa da Capitania, por volta de 1819, o governador Sebastião Francisco de Mello e Póvoas dedicou-se à defesa do território e manutenção da ordem. Para isso, fundou três pequenas companhias de soldados em Maceió.

Antes, porém, do Quartel Militar dois pequenos fortes foram edificados: de São José (atual Vigésima Circunscrição do Serviço Militar, Centro) e o de São Pedro (onde fica a atual Administração do Porto de Alagoas, no Jaraguá).

Fonte: pmal

Tags:
Manchete

Continue Lendo