487 casos suspeitos da varíola dos macacos são notificados em Alagoas; 8 estão sob investigação

A Secretaria do Estado da Saúde (Sesau) informou, por meio de boletim divulgado na noite desta terça-feira (03), que em Alagoas foram notificados 487 casos suspeitos de Monkeypox (a varíola dos macacos), dos quais, 22 (4,5%) são confirmados, 05 prováveis (1%), 69 com perda de seguimento (14,2%) e 378 (77,6%) descartados. Já número de casos suspeitos em investigação da doença se mantém em 8 (1,6%).
De acordo com as informações colhidas pelo Alagoas Alerta, foram excluídos 05 casos por não atenderem definição proposta pelo Ministério da Saúde dos seguintes municípios: Arapiraca, Pindoba, Maragogi, Viçosa e Piaçabuçu.
Sobre a distribuição de casos por sexo, o Alagoas Alerta constatou pelo boletim que existem 228 (46,8%) do sexo feminino e 259 (53,2%) do sexo masculino. A faixa etária com maior número de notificação entre os casos notificados é a de 20 – 29 anos, com 124 casos (25,5%), seguida de 15 - 19 anos com 75 casos (15,4%).
“Quanto ao perfil dos casos confirmados, o sexo masculino corresponde a 91% dos casos. A faixa etária predominante dos casos confirmados é de 20-29 com (09 – 40,9 %) e 30-39 anos com (07 – 31,8%). Os principais sinais e sintomas registrados entre os casos confirmados foram: Erupções cutâneas, febre e cefaleia”, assinala a publicação.
Fonte: Secom Alagoas




