sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov tem tem - marco

Prefeitura de Maceió inicia nesta segunda (18) a coleta de pneus para combater mosquito da dengue

Por Redação em 18/10/2021 às 08:36:14

A Prefeitura de Maceió inicia, nesta segunda-feira (18), uma grande ação de recolhimento de pneus em toda a cidade. A atividade integra a mobilização "Maceió Unida Contra a Dengue", lançada em agosto, que tem como objetivo intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti na Capital.

A ação, que será desenvolvida durante toda a semana pelas equipes da Gerência de Controle de Vetores e Animais Peçonhentos da Secretaria Municipal de Saúde, fará o recolhimento de pneus inservíveis junto a estabelecimentos e locais que apresentam grande risco de proliferação de focos do mosquito como borracharias, ferros-velhos e depósitos de sucatas.

O mutirão será encerrado no sábado (23), com a realização do Dia D da mobilização. Neste dia, as atividades estarão voltadas para a população, a fim de conscientizar a todos para o descarte adequado de resíduos. E para que exercitem essa orientação, serão disponibilizados quatro pontos de recolhimento voluntário de pneus, que ficarão instalados, das 8h às 14h, nas Praças Padre Cícero, no Benedito Bentes; Praça Multieventos, na Pajuçara; Praça do Osman Loureiro, no Clima Bom e Praça da Faculdade, no Prado.

Alvos da inspeção

Construções abandonadas e terrenos utilizados como ponto de descarte irregular de resíduos sólidos também estão entre os locais listados como alvos da inspeção das equipes de trabalho na ação, que somam 320 agentes de endemias e cerca de 60 supervisores de área, além de fiscais e educadores ambientais de órgãos parceiros e voluntários.

"Todo o município está empenhando em reduzir ao máximo os índices de infestação e de casos de dengue, chikungunya e zika, que vêm mostrando crescimento nas últimas semanas, com ao menos um registro confirmado de morte por dengue. Vamos trabalhar fortemente em todas as regiões da cidade para eliminar os focos do mosquito e sensibilizar a população a colaborar conosco nesse sentido", ressalta a gerente de Controle de Vetores e Animais Peçonhentos da SMS, Carmem Samico.

Na iniciativa, as equipes também de trabalho farão, durante toda a próxima semana, inspeções para orientação, tratamento focal e perifocal em locais e estabelecimentos já mapeados. Nos bairros de Ponta Verde, Jatiúca, Pajuçara e outros na parte baixa da cidade que apresentam índices significativos de infestação de aedes aegypti, serão visitados terrenos e canteiros de obras.

Controle de roedores e escorpiões

Paralelamente, a ação da campanha Maceió Unida Contra a Dengue terá ainda um direcionamento: o controle de roedores e escorpiões. Com isso, 1.884 imóveis de cerca de 22 bairros da cidade e barracas da orla marítima passarão pela inspeção das equipes, com a realização de manejo e controle dos imóveis positivos para esses animais, além de tratamento nas bocas de lobo das áreas de maior incidência.

Parcerias

A campanha mobiliza, além da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as secretarias e órgãos municipais de Governo (SMG), Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Segurança Comunitária e do Convívio Social (Semscs), Comunicação (Secom), Educação (Semed) e Turismo (Semtur), Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Defesa Civil Municipal, além de órgãos e instituições como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-AL), Associação de Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi) e outros parceiros.

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV