sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov tem tem - marco

Com o crescente fluxo de turistas, Governo do Estado reforça ações de segurança em Maceió

Por Redação em 13/10/2021 às 08:38:00

As estratégias de enfrentamento à Covid-19, do Governo de Alagoas, possibilitam que diversos setores retomem suas atividades e gerem boas expectativas com a alta temporada. Com uma taxa de transmissão do coronavírus de 0,66 e cerca de 90% da população adulta já vacinada com a primeira dose, um dos principais setores econômicos do estado, o turismo, atua em diversas frentes para garantir que os turistas que visitam o estado possam realizar seus passeios seguindo os protocolos de segurança. E com cada vez mais pessoas visitando o estado, a Segurança Pública de Alagoas vem realizando diversas ações para garantir a tranquilidade pelos próximos meses.

A Secretaria da Segurança Pública realiza, por meio das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e do Grupamento Aéreo, um planejamento focado em Maceió, que é a porta de entrada da maioria dos turistas que chegam ao estado.

No eixo operacional, as Polícias Civil e Militar vem intensificando o policiamento e abordagens em regiões com maior concentração de turistas, como a Orla, áreas com restaurantes e centros comerciais, além de realizar patrulhamento em outros bairros da capital, como a parte alta da cidade, o que vem garantindo números cada vez mais baixos de homicídios e de outros crimes.

Nos fins de semana, com a ampliação do funcionamento da Rua Fechada, na Ponta Verde, para os sábados, foi traçado um reforço no policiamento, com participação de equipes do 1º Batalhão da Polícia Militar, Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) e das unidades especializadas da Polícia Civil, a Asfixia e Tigre.

A coordenadora da Oplit, Luciene Araújo, explicou que as equipes vem reforçando o policiamento com atenção especial em horários com maior concentração de pessoas e mais propensos a crimes como furtos e roubos.

"Fazemos ações na Orla e também em praças, que geralmente possuem grande movimentação na região, como a Praça Lions e a Praça do Skate. Os fins de tarde, nos finais de semana, sempre geram muita aglomeração nesse trecho da Rua Fechada, então estamos com essa operação integrada que garante mais policiamento e também evita outras situações", disse.

Para dar suporte às ações realizadas pelas polícias em solo, as aeronaves do Grupamento Aéreo da SSP também estão realizando voos de patrulhamento na parte baixa da capital durante o dia e à noite. O comandante do Grupamento Aéreo, major Patrick Madeiro, explicou que os voos têm como objetivo dar suporte às operações realizadas em solo e dão uma visão mais ampla do território, garantindo que, em caso de alguma ocorrência, haja apoio aéreo que permitirá atuar com mais eficiência.

"A parte alta de Maceió também tem sido atendida pelas aeronaves e por nossas viaturas, que seguem realizando patrulhamento em bairros da Cidade Universitária e também em Rio Largo", disse.

O secretário da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, afirmou que neste momento de retomada das atividades turísticas no estado, as forças de segurança estão preparadas para garantir proteção, além de conscientizar turistas e alagoanos sobre os cuidados com a pandemia.

"Estamos com várias operações diárias para garantir a segurança da população. Alagoas, no passado, era o estado violento da federação e foi o trabalho da segurança pública, com foco e determinação, que permitiu tirar o estado das páginas policiais e vender para o mundo inteiro que aqui é uma terra segura, pronta para receber investimentos e turistas. Seguiremos cultivando isso para apresentar Alagoas como um dos destinos mais procurados", disse.

Retomada turística segura

A retomada turística seguindo protocolos sanitários adequados vem gerando grande expectativa nos setores relacionados. Os hotéis estimam manter, pelos próximos meses, em 80% a ocupação das acomodações em Alagoas, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH/AL).

Alagoas já é reconhecido como um destino seguro e que implantou protocolos sanitários em padrão mundial. O selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council) já foi concedido às cidades de Maragogi, Porto de Pedras, Penedo, Piranhas, Delmiro Gouveia, Piranhas e Marechal Deodoro.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, falou da importância das ações realizadas pela Segurança Pública para garantir mais policiamento na capital alagoana neste momento em que o fluxo de turistas aumenta.

"Alagoas avançou consideravelmente em várias áreas e a Segurança Pública foi uma delas. Tínhamos uma das capitais mais violentas do mundo e com o trabalho efetivo evoluiu. Esse aparato para garantir a segurança do turista, que vem consumir produtos, serviços e passeios, dá uma sensibilidade de aconchego. A segurança tem esse papel fundamental, garantindo também a segurança dos alagoanos que desfrutam de nossos destinos", avaliou.

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV