sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov. TEM,TEM,TEM - abril
Gov_prestacaodecontas-abril

Orla Lagunar: Prefeitura de Maceió leva frevo e cultura para ação de coleta de resíduos

Por Redação em 12/09/2021 às 09:44:38

Ação incentivou a conscientização de proteção ao meio ambiente e à produção cultural

A Prefeitura de Maceió promoveu, neste sábado (11), mais uma ação do projeto Lagoa Limpa. O "Pinto com Sururu: frevo na Lagoa Mundaú" é fruto de uma parceria entre a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), a Fundação Municipal Cultura (FMAC) e a Secretaria de Assistência Social (Semas). O objetivo foi coletar resíduos e incentivar a cultura na Orla Lagunar, no Vergel do Lago. Essa foi a segunda vez que o projeto foi até a comunidade, mas agora, com o frevo embalando a coleta dos resíduos.

A ação reuniu mais de 100 servidores, agentes de limpeza e cooperativas para recolher os resíduos espalhados pela comunidade. Os resíduos secos serão enviados para as quatro cooperativas parceiras do Município para que o material seja reciclado. Já o lixo úmido, será enviado para o aterro sanitário.

A presidente da Fundação Cultural, Mirian Monte, explicou que os conceitos de meio ambiente cultural e social são indissociáveis. "O prefeito JHC tem um olhar atento para todo lugar. A nossa Lagoa é uma das nossas maiores riquezas e vamos evidenciar isso, trazendo mais identidade cultural. O sururu e a Lagoa alimentam a alma e inspiram tantas produções culturais e, dessa vez, trouxemos o bloco Pinto da Madrugada. A comunidade e servidores estão engajados nessa ação de despoluição com o nosso frevo", pontuou.

"Nós trouxemos todo o efetivo que faz a limpeza diária na parte baixa de Maceió. Trouxemos as cooperativas parceiras e as equipes de educação ambiental. Na primeira ação, foram recolhidas 300 toneladas entre a orla e mangues, e nosso objetivo é limpar ainda mais. Com essa ação, esperamos coletar mais 400 toneladas de resíduos", disse.

O secretário de Assistência Social, Carlos Jorge, afirmou que a ação é um trabalho de integração e pertencimento.

"Em qualquer ação da gestão do prefeito JHC, a Assistência tem esse papel de inclusão social, cuidado e sensibilização. Hoje aconteceu uma ação de pertencimento, educação ambiental e cultura, e o essencial é essa integração com a comunidade", afirmou Carlos Jorge.

A representante da Organização Lixo Zero, Fabricia Ferreira, que esteve presente no evento, explicou que a instituição trabalha de forma voluntária, e a ação é de total importância para o ecossistema.

"Essa ação é de extrema importância para essa comunidade, que tem um ecossistema muito importante para Alagoas e que necessita da atenção da Prefeitura. Hoje, nós focamos nos pequenos pedaços de plástico, que às vezes não são recolhidos na coleta macro. Essa é uma ação para o futuro, já que o plástico demora muito tempo para se degradar e afeta os ecossistemas", explicou Fabricia.

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV