FOUR
FOUR 2
FOUR 3
prefeitura

Orla Lagunar: Prefeitura de Maceió leva frevo e cultura para ação de coleta de resíduos

Por Redação em 12/09/2021 às 09:44:38

A√ß√£o incentivou a conscientiza√ß√£o de prote√ß√£o ao meio ambiente e à produ√ß√£o cultural

A Prefeitura de Maceió promoveu, neste s√°bado (11), mais uma a√ß√£o do projeto Lagoa Limpa. O "Pinto com Sururu: frevo na Lagoa Mundaú" é fruto de uma parceria entre a Superintend√™ncia Municipal de Desenvolvimento Sustent√°vel (Sudes), a Funda√ß√£o Municipal Cultura (FMAC) e a Secretaria de Assist√™ncia Social (Semas). O objetivo foi coletar resíduos e incentivar a cultura na Orla Lagunar, no Vergel do Lago. Essa foi a segunda vez que o projeto foi até a comunidade, mas agora, com o frevo embalando a coleta dos resíduos.

A a√ß√£o reuniu mais de 100 servidores, agentes de limpeza e cooperativas para recolher os resíduos espalhados pela comunidade. Os resíduos secos ser√£o enviados para as quatro cooperativas parceiras do Município para que o material seja reciclado. J√° o lixo úmido, ser√° enviado para o aterro sanit√°rio.

A presidente da Funda√ß√£o Cultural, Mirian Monte, explicou que os conceitos de meio ambiente cultural e social s√£o indissoci√°veis. "O prefeito JHC tem um olhar atento para todo lugar. A nossa Lagoa é uma das nossas maiores riquezas e vamos evidenciar isso, trazendo mais identidade cultural. O sururu e a Lagoa alimentam a alma e inspiram tantas produ√ß√Ķes culturais e, dessa vez, trouxemos o bloco Pinto da Madrugada. A comunidade e servidores est√£o engajados nessa a√ß√£o de despolui√ß√£o com o nosso frevo", pontuou.

"Nós trouxemos todo o efetivo que faz a limpeza di√°ria na parte baixa de Maceió. Trouxemos as cooperativas parceiras e as equipes de educa√ß√£o ambiental. Na primeira a√ß√£o, foram recolhidas 300 toneladas entre a orla e mangues, e nosso objetivo é limpar ainda mais. Com essa a√ß√£o, esperamos coletar mais 400 toneladas de resíduos", disse.

O secret√°rio de Assist√™ncia Social, Carlos Jorge, afirmou que a a√ß√£o é um trabalho de integra√ß√£o e pertencimento.

"Em qualquer a√ß√£o da gest√£o do prefeito JHC, a Assist√™ncia tem esse papel de inclus√£o social, cuidado e sensibiliza√ß√£o. Hoje aconteceu uma a√ß√£o de pertencimento, educa√ß√£o ambiental e cultura, e o essencial é essa integra√ß√£o com a comunidade", afirmou Carlos Jorge.

A representante da Organiza√ß√£o Lixo Zero, Fabricia Ferreira, que esteve presente no evento, explicou que a institui√ß√£o trabalha de forma volunt√°ria, e a a√ß√£o é de total import√Ęncia para o ecossistema.

"Essa a√ß√£o é de extrema import√Ęncia para essa comunidade, que tem um ecossistema muito importante para Alagoas e que necessita da aten√ß√£o da Prefeitura. Hoje, nós focamos nos pequenos peda√ßos de pl√°stico, que às vezes n√£o s√£o recolhidos na coleta macro. Essa é uma a√ß√£o para o futuro, j√° que o pl√°stico demora muito tempo para se degradar e afeta os ecossistemas", explicou Fabricia.

Comunicar erro
camara
prefeitura

Coment√°rios

BET
GOVERNO HEMOAL