sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov. TEM,TEM,TEM - abril
Gov_prestacaodecontas-abril

Câmara promove audiĂȘncia pĂșblica para discutir sugestões de combate à violĂȘncia domĂ©stica em Maceió

Representantes de entidades civis, do executivo e legislativo trouxeram à tona a preocupante realidade da capital

Por Redação em 31/08/2021 às 13:56:30

Um debate para encontrar soluções que combatam a violĂȘncia doméstica foi promovido nessa segunda-feira (30), na Câmara de Vereadores de Maceió, durante a audiĂȘncia pública denominada "Quebrando o SilĂȘncio", que pôde ser acompanhada por representantes da sociedade civil de maneira híbrida. Presidido pelo líder do governo, o vereador Siderlane Mendonca (PSB), o encontro trouxe à tona, através de seus convidados, a dura realidade vivida pelos grupos mais vulnerĂĄveis: mulheres, idosos e crianças.

"Os números estão aí mostrando que quanto mais pobre, mais vulnerĂĄvel essas vítimas se tornam. Precisamos mudar essa realidade e não nos acostumarmos com a violĂȘncia nem com o abuso", disse o vereador, em discurso. "Desde meu primeiro ano de mandato, mantenho um projeto no Benedito Bentes voltado para as mulheres onde promovo cursos para que elas possam recomeçar, caso estejam vivendo em um relacionamento abusivo. Precisamos amparar e ajudar, sem julgamentos", acrescentou.

Representado a prefeitura no evento, a secretĂĄria do Gabinete da Mulher em Maceió, Ana Paula Mendes, fez um tocante discurso, pedindo que todos se envolvam na causa do combate à violĂȘncia. "Entre os estados do Nordeste, Alagoas é o que mais mata mulheres vítimas de feminicídio. No brasil, ocupamos no vergonhoso 5Âș ligar. Não podemos aceitar, não podemos nos acostumar com essa dura realidade", observou a secretĂĄria. "Gostaria de parabenizar ao vereador Siderlane Mendonça por promover esse importante debate e também à Igreja Adventista pela defesa dessa bandeira. A igreja estĂĄ na ponta, ela sabe primeiro o que estĂĄ acontecendo dentro da casa dos seus membros. É muito importante que os líderes religiosos, ao saberem das agressões, entendam que a vítima é a mulher", destacou Ana Paula.

Ainda segundo a secretĂĄria, 40% das denúncias de violĂȘncia são de mulheres evangélicas e muitas delas não receberam atenção das congregações que frequentam. "Quando elas pedem ajuda, ouvem que devem orar pelos seus companheiros. Concordo, mas aconselho que elas orem longe deles, em segurança".

O movimento que leva o nome da audiĂȘncia é promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia e tem o apoio do Gabinete da Mulher em Maceió, que também estavam presente no evento, além do representante da Comissão Especial do Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), Gilberto Irineu.

Em discurso, o advogado citou alguns casos de crime contra pessoas idosas e defendeu a criação de uma delegacia especializada que atendam esse grupo da população, ou uma guarnição especializada, citando como exemplo a Patrulha Maria da Penha e o Ronda no Bairro. "De todo Brasil, somente Alagoas e AmapĂĄ não possuem delegacias especializadas", enfatizou Gilberto Irineu. Ainda de acordo com dados apresentados pelo representante da comissão, as denúncias mais recorrentes são a violĂȘncia financeira, quando parentes se apropriam da pensão ou proventos do idoso e o deixam à míngua, e a negligĂȘncia, caracterizada principalmente pelo abandono das vítimas. 67% dessas vítimas são mulheres com idade entre 76 e 80 anos", revelou doutor Irineu.

Em seguida foi a vez da psicóloga, sexóloga, terapeuta de casais e especialista em saúde da mulher, Nara Gonçalves Neri Lima, que trouxe uma visão clara do abuso cometido por homens contra suas esposas, antes ignorado socialmente. "DependĂȘncia emocional, violĂȘncia e palavras de depreciação não são normais. Isso não é amor, é crime. Nem sempre o ferimento é visível, as feridas da alma são bem mais difíceis de serem curadas", explicou a especialista. "Precisamos ir além das palavras e ajudarmos, de fato, quem estĂĄ sofrendo.

Histórias relatadas pela psicóloga especializada em atendimento de crianças vítimas de violĂȘncia doméstica também foram expostas. Membro da AgĂȘncia Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais atua em crises humanitĂĄria e no desenvolvimento de comunidades (Adra), Joceline Oliveira. "A situação agravou quando a criança precisou ficar em casa por conta do período de pandemia, ficando mais vulnerĂĄvel ainda a todo tipo de violĂȘncia", explicou a psicóloga. "O debate precisa ser contínuo para que todos, inclusive as crianças, possam identificar a violĂȘncia assim que ela acontecer. A dificuldade é reconhecer o agressor como criminoso, pois muitas vezes o discernimento torna-se confuso por conta do vínculo familiar", destacou Joceline.

Ao final da audiĂȘncia, o vereador Siderlane Mendonça protocolou o pedido de criação de uma lei que vai tornar o quarto sĂĄbado do mĂȘs de agosto como o dia do "Quebrando o SilĂȘncio", para reforçar a luta contra a violĂȘncia doméstica em Maceió.

Também participaram da audiĂȘncia pastores da Igreja Adventista do Sétimo Dia em Alagoas, representantes e voluntĂĄrios vinculados à Adra e a vereadora por Mata Grande, Laís Brandão (PDT).

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

ComentĂĄrios

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV