sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

Agosto LilĂĄs: Prefeitura de Maceió fortalece rede de proteção à mulher

Abertura da campanha serĂĄ na próxima segunda (16); no evento, serão entregues certificados para servidores capacitados em atendimento humanizado

Por Redação em 16/08/2021 às 01:53:38
Programa

Programa "Salve Mulher" foi lançado em junho pelo prefeito JHC. Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

As mulheres vítimas de violĂȘncia em Maceió, agora, estarão mais seguras, informadas e acolhidas. É o que garante a Prefeitura com a campanha Agosto LilĂĄs. Durante todo o mĂȘs, o órgão municipal preparou um calendĂĄrio de ações para amparar as vítimas, prevenir e coibir a prĂĄtica na capital. A abertura da campanha serĂĄ na próxima segunda-feira (16) às 9h, na Casa da Mulher, no Centro. No evento, haverĂĄ, ainda, a entrega de uma equipe multidisciplinar à Casa da Mulher, além dos certificados para os servidores capacitados nos dias 10 e 11.

Participaram do "Curso de atendimento humanizado a vítimas de violĂȘncia doméstica multidisciplinar" 50 coordenadores dos Centros de ReferĂȘncia da AssistĂȘncia Social (Cras) e de ReferĂȘncia Especializado de AssistĂȘncia Social (Creas), além da Casa Abrigo.

A equipe multidisciplinar serĂĄ composta por uma assistente social e uma psicóloga para atuar na Casa da Mulher. A medida é uma parceria entre o Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres e a Secretaria Municipal de AssistĂȘncia Social (Semas).

Além disso, na ocasião, serão apresentadas todas as ações e, dentre elas, o fortalecimento do programa "Salve Mulher!", lançado, de forma inédita, pelo prefeito JHC em junho. Para o gestor, o primeiro passo para combater a violĂȘncia é informar, tanto as vítimas sobre quais ferramentas elas possuem para mudar sua realidade; quanto a população, que deve se manter sempre alerta e vigilante para auxiliar na proteção dessas mulheres e crianças.

"É responsabilidade de todos combater a violĂȘncia contra a mulher, desde familiares, a amigos, vizinhos e, claro, do setor público. Estamos trabalhando para oferecer toda a estrutura para acolher essas vítimas, que, muitas vezes, não tĂȘm coragem de denunciar por não acharem que tĂȘm alternativa. Os números são alarmantes, principalmente durante a pandemia, pois, na maioria dos casos, o agressor estĂĄ dentro de casa", alerta JHC.

"Vamos trazer para Maceió ações que priorizam o combate à violĂȘncia, seja doméstica ou sexual, e o acolhimento a essas vítimas", declarou Ana Paula Mendes, coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres de Maceió.

"Isolada, mas não calada"

Com o isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, mulheres com parceiros violentos foram separadas das pessoas e de recursos que poderiam ajudĂĄ-las. Como parte do programa "Salve mulher!", a campanha "Isolada, mas não calada" vem para publicizar os direitos das vítimas, além dos serviços disponíveis no Município para atender às mesmas.

"Essa campanha é um despertar através da informação. Alagoas ocupa a primeira posição em casos de feminicídio no Nordeste e, mesmo que as mulheres estejam isoladas em casa, de home office, elas saberão que não precisam ficar caladas. O agressor quer o silĂȘncio, quer que elas se escondam, mas nós estamos desenvolvendo políticas públicas para acolher essas mulheres que decidem falar", explicou Ana Paula.

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP/AL), somente em 2020, de março a agosto, ĂĄpice do isolamento na capital, foram realizados 762 boletins de ocorrĂȘncia de infrações à Lei Maria da Penha. Número superior a um período menor deste ano, de março a julho, quando foram 739 denúncias.

Programação

09 a 31.08 Iluminação da Associação Comercial de Maceió com a cor lilĂĄs

10 e 11.08, das 9h às 12h – Qualificação das coordenações dos CRAS e CREAS para fortalecer a frente de acolhimento às vítimas

16.08 às 9h – Abertura do Agosto LilĂĄs na Casa da Mulher, centro da capital, e entrega de certificados dos servidores

17.08 às 15h – Blitz de conscientização com campanha socioeducativa nos sinais de trânsito no Terminal do Benedito Bentes; em frente ao Shopping PĂĄtio, na Cidade UniversitĂĄria; e na Casa Vieira

18.09 às 15h – Blitz de conscientização do "Salve Mulher!" no Vergel do Lago

18.08 às 21h30 – Campanha de Conscientização no EstĂĄdio Rei Pelé (Jogo do CRB x OperĂĄrio)

19.08 às 9h – Assinatura do termo de convĂȘnio com a OAB/AL para o projeto "Tem Saída" no auditório da Prefeitura de Maceió, no JaraguĂĄ

19.09 às 16h – Blitz de conscientização com campanha socioeducativa em sinal de trânsito da Ponta Verde, em frente à Super Pizza

21.08 – Caravana de combate à violĂȘncia com trio elétrico

21 e 22.08 às 18h – Ação nas ruas com a Guarda Municipal

24 e 25.08 às 16h – Visita aos bairros com maiores índices de violĂȘncia contra a mulher

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

ComentĂĄrios

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV