O mercado elétrico no Brasil continua crescendo e deve ganhar mais uma opção até o fim deste ano. É o que mostra um flagra feito pelo site gringo GM Authority.
Imagens gravadas na Colômbia revelam o desembarque, no porto, do SUV Wuling Starlight S. Sim, o carro é exatamente igual ao modelo chinês, mas com uma diferença: ele vem com todos os emblemas e detalhes da Chevrolet.
As informações são do Autoesporte.
Leia mais
Como você pode ver pela imagem (abaixo), o veículo se chama Captiva EV – Versão Premier. Um nome bem conhecido do público brasileiro. A Captiva foi um SUV médio que fez bastante sucesso por aqui. Estreou em 2008 e teve a produção encerrada em 2017, quando foi substituída pelo Equinox.
Vale destacar que a nova Captiva não é a evolução do carro original. Trata-se apenas de uma estratégia da General Motors (da qual faz parte a Chevrolet): uma jogada de marketing. O grupo mantém uma parceria com a empresa chinesa Wuling e começou a trazer seus veículos elétricos para o mercado sul-americano.
Para não chamar seu novo EV de Wuling Starlight S, a marca decidiu rebatizar o modelo com um nome mais conhecido e com apelo para o público brasileiro. A mesma aconteceu com outro modelo que deve chegar nas próximas semanas ao nosso mercado. O Chevrolet Spark EUV, sobre o qual já falamos aqui no Olhar Digital, é, na verdade, o chinês Baojun Yep Plus.
Essa versão híbrida plug-in deve competir com o BYD Song Plus e o GWM Haval H6. Toda essa movimentação, aliás, tem como alvos as duas montadoras elétricas chinesas.
Os EVs começaram a cair mais no gosto do brasileiro. O ano passado foi de recordes para o setor. Foram comercializados mais de 140 mil carros eletrificados – um número pequeno em relação ao todo, mas que representa um salto expressivo na comparação com os anos anteriores.
Para não deixar a BYD e a GWM surfarem nessa onda sozinhas, outras montadoras também começaram a apostar mais na eletrificação. E, além de lançar seus próprios EVs, a estratégia está em firmar parcerias com outras montadoras chinesas. É o caso da Chevrolet com a Wuling e do Grupo Stellantis com a Leapmotor.
Vale lembrar que a Chevrolet já tem um SUV elétrico de luxo para chamar de seu. O Equinox EV, no entanto, deve ser menos competitivo do que a nova Captiva EV. O primeiro custa hoje cerca de R$ 440.000. A novidade chinesa (mas com nome “brasileiro”) deve ficar na casa dos R$ 350.000.
Fonte: Olhardigital