CESMAC 2025.1
banner arapiraca
sesi/senai 2025 3
CAMARA - Web Banner 1: Casa do povo 1 - ABRIL

Medo de cair aumenta risco de quedas entre idosos

Um novo estudo internacional revelou que idosos com medo de cair apresentam risco significativamente maior de sofrer quedas futuras — mesmo quando se controlam fatores como idade, quedas anteriores e problemas de equilíbrio.

Por Adeilson em 15/04/2025 às 07:43:53

Um novo estudo internacional revelou que idosos com medo de cair apresentam risco significativamente maior de sofrer quedas futuras — mesmo quando se controlam fatores como idade, quedas anteriores e problemas de equilíbrio.

A pesquisa reforça que a preocupação em si é um fator de risco independente, e não apenas um reflexo da fragilidade física.

O estudo, liderado por pesquisadores da Austrália, Reino Unido, Alemanha e Canadá, analisou dados de mais de 75 mil idosos, por meio de uma revisão sistemática e meta-análise de 53 estudos. A pesquisa está publicada na revista Age and Ageing.

Descobertas do estudo

  • A equipe utilizou diferentes escalas para medir o nível de preocupação com quedas, como a FES-I (Escala Internacional de Eficácia de Quedas).
  • Os resultados mostraram que, quanto maior a preocupação com quedas, maior a chance de que uma queda realmente ocorra — chegando a um aumento de até 60% no risco, dependendo da medida usada.
  • Segundo a professora Kim Delbaere, da Neuroscience Research Australia (NeuRA), quase metade das pessoas com 86 anos relatam preocupação com quedas, o que impacta negativamente sua qualidade de vida, independência e resposta à reabilitação.
Medo de quedas está ligado ao aumento de quedas em idosos – Imagem: mrmohock / Shutterstock.com

Leia mais:

Diálogo prévio pode evitar quedas

Apesar das limitações metodológicas — como a variabilidade entre estudos e a exclusão de pessoas com problemas cognitivos — os pesquisadores afirmam que os dados preenchem uma lacuna importante e têm aplicação prática. Eles destacam que falar abertamente sobre esse medo pode ser o primeiro passo para prevenção.

"Ao identificar e abordar precocemente essas preocupações, podemos ajudar idosos a manterem-se ativos, confiantes e independentes", afirmou Delbaere, ressaltando a importância do papel de profissionais de saúde, cuidadores e familiares em iniciar esse diálogo.

doença naurodegenerativa; alzheimer
Novas quedas podem ser prevenidas com diálogo e atenção – Imagem: CGN089/Shutterstock

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
CESMAC 2025.1
CAMARA - Web Banner 2: Casa do povo 2 - ABRIL

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV
GOV - faz faz faz
PROMETEU E FEZ 02.08
sesi/senai 2025 3