Ator procurou ajuda após sentir dor muscular e descobriu que estava em estágio avançado de entupimento das artérias; ano passado, ele passou por uma cirurgia no coração
O ator e comediante Welder Rodrigues, de 54 anos, contou que era diabético e não sabia. "Não sabia... E eu comia doce heavy metal. Não doce, não açúcar. Eu tinha mania de botar jujuba do lado do computador e comer. E [estava] sentindo dormência na mão, vários sintomas... A vista embaçada... Aí eu falei: 'estou trabalhando muito' (risos)", contou o artista durante o Sem Censura, da TV Brasil.
Saiba-mais taboola
Segundo o ator, contudo, ele já estava diabético. "Agora eu parei radicalmente com doce, não como mais açúcar nenhum", explicou, lembrando que, apesar de ignorar os sinais e sintomas da doença, acabou sendo ajudado pelo "acaso".
"Foi muita sorte. Eu estava com uma dor muscular. Tem alguma coisa que eu faço no Hermanoteu [espetáculo] e sempre me dá um negocinho embaixo da costela. Eu não sei que movimento que é. E aí fui em 2023, pós-Covid, aquela coisa que ficou todo mundo longe de hospital um tempão... Falei: 'estou sentindo uma dor'. Aí fizemos vários exames e não achou nada. Aí no outro ano [2024] de novo. E aí foi: 'vamos fazer uma tomografia?'. 'Welder, dor muscular, toma um remédio para dor, vai passar, só que seu coração está entupido", lembrou o ator, às gargalhadas.
Welder tinha várias obstruções nas artérias, algumas, inclusive, já em estágio avançado e risco de infarto. "E aí começou o processo do coração. Aí fui fazer exames. Aí surgiu a diabetes. Mas a minha diabetes é um recorde. Mas a minha médica me elogiou, falou que nunca viu um paciente tão disciplinado. Estou disciplinadíssimo. Eu sou muito racional. Se falam: 'não pode fazer isso', eu não faço. A prevenção serve para tudo, inclusive para o coração", contou o comediante, que precisou passar por uma cirurgia do coração ano passado.