Banner SEBRAE mulher- DZ
Web Banner 1: Casa do povo 1
CESMAC 2025.1
Sesi.senai 2025.1
banner arapiraca
camara banner 01: marco-abril 1

FOTOS: Sonda da NASA fotografa nave Athena, declarada morta após tombar na Lua

A nave espacial Athena, da empresa Intuitive Machines, tombou na superfície da Lua após tentativa de pouso e foi declarada morta.

Por Adeilson em 13/03/2025 às 16:02:16

A nave espacial Athena, da empresa Intuitive Machines, tombou na superfície da Lua após tentativa de pouso e foi declarada morta. O Olhar Digital reportou o caso aqui.

A sonda Lunar Reconnaissance Orbiter, da NASA, registrou imagens do local de descanso final da Athena, dentro da cratera onde ela tombou.

A sonda Athena, da Intuitive Machines, capturou esta visão da Lua durante seu pouso em 6 de março de 2025, antes de ‘morrer’ (Crédito: NASA TV)

Nave Athena foi declarada morta após tombar na Lua

A Athena chegou à Lua no dia 6 de março. A missão, que forneceria dados cruciais para o retorno dos humanos ao satélite natural, pousou a cerca de 400 quilômetros de onde deveria ter pousado, próximo ao polo sul lunar.

Inicialmente, a nave conseguiu gerar energia e transmitir dados para a Terra, o que já indicou que havia algo de errado por lá. No dia seguinte, 7 de março, a Intuitive Machines, responsável pela máquina, confirmou que a Athena tombou de lado dentro de uma cratera, o que impediu que seus painéis solares captassem energia para recarregar as baterias. A missão foi declarada morta.

Além do envio de dados, a missão IM-2 (por ser a segunda da empresa com esse objetivo) carregava diversos experimentos científicos da NASA, incluindo a broca de regolito Trident, projetada para buscar água e outros componentes essenciais para a sustentação da vida na Lua. Ou seja, a falha também impacta o programa lunar da agência espacial americana.

Leia mais:

Sonda da NASA registrou fotos da nave tombada

A sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da NASA, aproveitou para fazer registros da Athena em seu local de descanso, na região de Mons Mouton, a cerca de 160 quilômetros do polo sul.

A primeira imagem é do dia 7 de março. Veja:

Lunar Reconnaissance Orbiter fotografou Athena tombada na Lua
Registro de 7 de março (Imagem: NASA/GSFC/Universidade Estadual do Arizona)

Três dias depois, no dia 10, a LRO fotografou a Athena no chão de uma cratera de 20 metros de largura:

Lunar Reconnaissance Orbiter fotografou Athena tombada na Lua
LRO registrou Athena tombada dentro de uma cratera na Lua, no dia 10 de março (Imagem: NASA/GSFC/Universidade Estadual do Arizona)

Athena pode ajudar na exploração lunar

A IM-1, primeira missão da Intuitive Machines na Lua, enviou o módulo Odysseus ao satélite em fevereiro do ano passado. Ele também tombou, mas operou por mais tempo antes da missão ser encerrada.

A empresa destacou que, mesmo com a morte da Athena, há resultados positivos:

  • Em atualização da missão no dia 7 de março, a Intuitive Machines escreveu que a região do polo sul “é iluminada por ângulos solares severos e comunicação direta limitada com a Terra”;
  • O módulo não sobreviveu ao terreno acidentados, mas “os insights e as conquistas do IM-2 abrirão esta região para mais exploração espacial”.

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Banner SEBRAE homem- DZ
Web Banner 2: Casa do povo 2
CESMAC 2025.1
camara banner 02: marco-abril 2

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV
GOV - faz faz faz
PROMETEU E FEZ 02.08
Sesi.senai 2025.1