Banner SEBRAE mulher- DZ
Web Banner 1: Casa do povo 1
CESMAC 2025.1
Sesi.senai 2025.1
banner arapiraca
camara banner 01: marco-abril 1

Desembargadores ganhariam um iPhone 16 Pro Max - mas a Justiça suspendeu o edital

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou a suspensão de um edital do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

Por Adeilson em 13/03/2025 às 10:01:02

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou a suspensão de um edital do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). O documento previa a compra de 50 iPhones 16 Pro Max para os desembargadores do tribunal.

A decisão foi assinada pelo corregedor-nacional de Justiça, Mauro Campbell Marques, após a repercussão negativa do caso, que foi divulgado pela imprensa. No total, a compra dos aparelhos estava estimada em R$ 573 mil.

Escolha do modelo da Apple se deu por questões de desempenho

  • O Tribunal de Justiça do Maranhão justificou que a escolha pelos aparelhos da Apple levou em consideração as funcionalidades dos dispositivos.
  • O órgão destacou que a "alta qualidade e desempenho são essenciais para atender às exigências de trabalho dos magistrados".
  • Entre essas necessidades, citou o ato de "baixar e visualizar vídeos de audiências e memoriais com mais rapidez e qualidade" e "realizar sessões e audiências virtuais ou híbridas sem interrupções e com melhor desempenho de áudio e vídeo".
  • Além disso, observou que os aparelhos serão utilizados para "acessar os sistemas processuais eletrônicos com mais fluidez, velocidade e maior visibilidade" e "garantir mobilidade e produtividade, permitindo que magistrados e servidores possam atuar de qualquer local com segurança e eficiência".
  • No entanto, a argumentação não foi considerada satisfatória pelo CNJ.
iPhone 16 Pro Max foi o escolhido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (Imagem: Framesira/Shutterstock)

Leia mais

Necessidade dos aparelhos será avaliada

Em sua decisão, o corregedor Mauro Campbell Marques destacou que é necessária a suspensão do edital para a compra dos celulares. O objetivo é verificar a real necessidade dos aparelhos para o desempenho das atividades dos magistrados.

Ele ainda afirmou que “a rigor, as explicações contidas na nota divulgada pelo TJMA não justificam a aquisição dos aparelhos celulares, nem mesmo a aquisição em quantitativo superior ao número de desembargadores (como parecia ser a intenção do contrato)". No total, o Tribunal de Justiça do Maranhão conta com 37 magistrados, incluindo os desembargadores.

Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou a suspensão do edital (Imagem: divulgação/CNJ)

O corregedor-nacional de Justiça deu um prazo de cinco dias para o tribunal esclarecer a necessidade técnica para escolha dos iPhones. As informações são da Agência Brasil.

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Banner SEBRAE homem- DZ
Web Banner 2: Casa do povo 2
CESMAC 2025.1
camara banner 02: marco-abril 2

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV
GOV - faz faz faz
PROMETEU E FEZ 02.08
Sesi.senai 2025.1