FOUR
FOUR 2
FOUR 3
prefeitura

Sa√ļde intensifica a√ß√Ķes contra a dengue, zika e chikungunya

Até a primeira semana de julho, Maceió registrou crescimento de 6,6% de casos de dengue em relação ao mesmo período de 2020

Por Redação em 27/07/2021 às 12:26:26

O município de Maceió tem 64% dos seus 50 bairros com situa√ß√£o satisfatória em rela√ß√£o ao risco de ocorr√™ncia de epidemia de arboviroses que t√™m, entre as mais comuns, as transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue. Considerando o cen√°rio até a primeira semana de julho, houve 6,6% de crescimento de casos de dengue em rela√ß√£o ao mesmo período de 2020. J√° com rela√ß√£o aos casos de chikungunya e zika, nos períodos citados, houve redu√ß√£o de 24,56% e 36%, respectivamente.

A conclus√£o est√° no 1¬ļ Levantamento de Índice R√°pido de Aedes aegypti – LIRAa, realizado pela Coordena√ß√£o do Programa de Controle do Aedes aegypti e divulgado pela Ger√™ncia de Doen√ßas Transmitidas por Vetores e Animais Pe√ßonhentos da Secretaria Municipal de Saúde. O levantamento foi realizado de 21 a 25 de junho.

O resultado reflete o trabalho de inspe√ß√£o realizado em 16.537 imóveis da capital e tem a finalidade de fornecer informa√ß√Ķes qualificadas para direcionar as a√ß√Ķes de preven√ß√£o e controle do mosquito no município, que j√° v√™m sendo intensificadas pelas equipes de agentes de endemias, principalmente nos bairros que apresentaram altos índices de infesta√ß√£o.

"O LIRAa é um instrumento orientador para nossas a√ß√Ķes de controle do Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus e, além de identificar as √°reas com o maior número de focos de reprodu√ß√£o do mosquito, nos aponta quais s√£o os tipos de recipientes mais comumente encontrados, como criadouros, sobre os quais temos que atuar mais diretamente", afirma a gerente Carmem Samico.

Neste 1¬ļ LIRAa, foram detectados índices elevados de infesta√ß√£o – com risco de epidemia – nos bairros do Pinheiro (13,4%), Ponta da Terra (11,9%), Pitanguinha (11,5%), Cana√£ (10,2%), Jardim Petrópolis (10%) e Ponta Verde (9%), entre outros, com índices de infesta√ß√£o predial acima de 4%.

Dentre os tipos de criadouros predominantes encontrados durante a pesquisa est√£o os depósitos em nível de solo ou que podem ser removidos, como tampas de balde, potes, tonéis, caixas d"√°gua no ch√£o, vasos de planta descart√°veis, sucatas em terrenos baldios, etc.

"Orientamos toda a popula√ß√£o a se manter alerta em rela√ß√£o ao acúmulo de √°gua em recipientes que possam servir de criadouro para o mosquito, gerando aumento da transmiss√£o das arboviroses. Dessa forma, é preciso que cada cidad√£o promova a inspe√ß√£o no seu próprio domicílio semanalmente para descarte de materiais", ressalta Carmem.

Disque Dengue

Ela destaca que a popula√ß√£o também pode lan√ßar m√£o do Disque Dengue (3312-5495) para informar ao município qualquer local que apresente características propícias para a prolifera√ß√£o do mosquito, como terrenos baldios, casas abandonadas ou com piscinas desativadas.

Com o registro de casos até a primeira quinzena de julho deste ano somando 507 notifica√ß√Ķes para dengue, o município de Maceió registrou um aumento de 6,11% em rela√ß√£o ao número de casos notificados no mesmo período de 2020, que foi de 476 casos. J√° com rela√ß√£o à chikungunya e zika, nos períodos citados, houve redu√ß√£o de 24,56% e 36%, respectivamente, em rela√ß√£o ao número de casos notificados no ano passado.

Paralelamente, as equipes de agentes de endemias j√° est√£o intensificando as a√ß√Ķes de campo e nas visitas domiciliares seguem inspecionando as resid√™ncias, orientando os moradores, coletando as larvas encontradas e realizando o tratamento focal nos locais de infesta√ß√£o.

"Seguimos com um trabalho minucioso de inspeção e em qualquer região onde há casos suspeitos de doenças provocadas pelo Aedes, promovemos o bloqueio de transmissão, eliminando o risco de proliferação. O trabalho está sendo feito e com a ajuda da população, conseguiremos superar esse momento sem maiores danos", destacou a gerente.

Comunicar erro
camara
prefeitura

Coment√°rios

BET
GOVERNO HEMOAL