Aconteceu de novo. Um dos vulcões mais ativos do mundo voltou a entrar em erupção. O Kilauea, no Havaí, lançou uma grande quantidade de lava a aproximadamente 90 metros de altura durante um período de 12 horas.
O evento colocou o Serviço Geológico dos Estados Unidos, do qual a ilha faz parte, em alerta. No entanto, as autoridades informaram que a atividade terminou ainda nesta terça-feira (11), embora o monitoramento continue.
Segundo cientistas, o vulcão tem registrado erupções com frequência desde que voltou à atividade, em dezembro do ano passado. A mais recente explosão, a décima terceira da contagem, foi registrada na cratera que fica no topo do Kilauea.
Não há registro de feridos ou de destruição causada pela lava. No entanto, as autoridades da ilha alertam que a atividade vulcânica pode produzir gases perigosos como o dióxido de enxofre. Essas partículas podem ser especialmente perigosas para pessoas com problemas cardíacos ou respiratórios.
Além disso, o lançamento de pedaços de vidro vulcânico semelhantes a fios, um fenômeno conhecido como "cabelo de Pele", também é considerado um perigo, uma vez que podem contaminar a água e acabar sendo ingeridos. Estes materiais, que se formam quando bolhas de gás dentro da lava explodem na superfície, podem passar de meio metro de comprimento e foram lançados a mais de 40 quilômetros pela mais recente explosão.
Leia mais
Fonte: Olhardigital