Uma descoberta feita por pesquisadores do Instituto de Materiais e Dispositivos de Fibra da Universidade Fudan, em Xangai, na China, pode ajudar a resolver um dos maiores problemas dos carros elétricos: a duração de suas baterias.
A equipe chinesa desenvolveu uma maneira de aumentar a vida útil de baterias de íon-lítio. Isso acontece a partir de uma injeção de uma substância que aumenta o ciclo de vida dos componentes presentes nestes dispositivos.
De acordo com os cientistas, em alguns casos, este método pode resultar em melhorias de até 11.900%. A ideia surgiu a partir de exemplos do corpo humano, baseados em formas de curar ou retardar doenças.
Os pesquisadores explicam que é possível injetar uma solução de sal de lítio orgânico em baterias descarregadas para restaurar íons perdidos. Ao entrar em contato com as substâncias, os íons que antes estavam inutilizáveis passam a ser funcionais novamente.
Esse processo é responsável por estender a vida útil dos componentes de 500 a dois mil ciclos para até 60 mil ciclos de carga. Outra vantagem é que este procedimento pode ser repetido múltiplas vezes, aumentando ainda mais o tempo de duração de uma bateria.
Leia mais
As informações são do portal Sixth Tone.
Fonte: Olhardigital