Banner SEBRAE mulher- DZ
bannet Sesi 08.OUTUBRO
CESMAC 2024.4
bloco vou ali 728

Haddad publica vídeo desmentindo imposto sobre Pix e animal de estimação

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, publicou gravou um vídeo desmentindo notícias falsas que circularam nos últimos dias nas redes sociais, entre elas a taxação do Pix e impostos para quem compra dólares ou tem animal de estimação.

Por Redação em 09/01/2025 às 21:36:33
Foto: ISTOÉ DINHEIRO

Foto: ISTOÉ DINHEIRO

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, publicou gravou um vídeo desmentindo notícias falsas que circularam nos últimos dias nas redes sociais, entre elas a taxação do Pix e impostos para quem compra dólares ou tem animal de estimação.

+ Imposto de Renda 2025: veja limites, tabela e o que já se sabe

No vídeo publicado no perfil do Instagram do Ministério da Fazenda, ele critica os boatos e afirma que as notícias falsas "confundem e prejudicam o debate público, a política e, principalmente, a nossa democracia". O vídeo exibe algumas notícias de economia e finanças, e o ministro aponta as falsas e as verdadeiras.

Assista aqui o vídeo publicado

Entre as informações que estão circulando, está um vídeo falso, que altera as falas de Haddad com recursos de tecnologia de inteligência artificial, o ministro está conversando com a imprensa e dizendo – a parte adulterada do vídeo – que seria criado imposto para animais de estimação, entre outras falas falsificadas.

O vídeo chegou a ser compartilhado pelo deputado federal e ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) Osmar Terra (MDB-RS).

"Isso é verdadeiro? Ou é fake feito com inteligência artificial? É tão absurdo o que o Haddad está falando que prefiro acreditar ser fake”, escreveu na postagem no X, antigo Twitter. A publicação foi excluída das redes de Terra.

Mudanças no Pix

Em uma iniciativa para endurecer a fiscalização, a Receita Federal passará a monitorar mais transações financeiras – incluindo pagamentos via Pix acima de R$ 5 mil mensais. O órgão ressalta, contudo, que não irá taxar as transações, tampouco rastrear origem e destino das transferências.

A regra entrou em vigor em 1º de janeiro. Na prática, aqueles que receberem mais de R$ 5 mil por mês, por tipo de operação financeira (Pix, cartão ou depósito de dinheiro), e não declararem o valor, podem ter problemas com o Fisco.

"[Trata-se] de medida que visa a um melhor gerenciamento de riscos pela administração tributária, a partir da qual será possível oferecer melhores serviços à sociedade", diz a Receita Federal em seu comunicado sobre a medida. "Os dados recebidos poderão, por exemplo, ser disponibilizados na declaração pré-preenchida do imposto de renda da pessoa física no ano que vem, evitando-se divergências", acrescenta.

Fonte: ISTO É DINHEIRO

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Banner SEBRAE homem- DZ
CESMAC 2024.4

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV
GOV - faz faz faz
PROMETEU E FEZ 02.08
CAMARA DEZEMBRO - Web Banner 3: TEA