Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A produção de sementes de canola e girassol da União Europeia deve se recuperar acentuadamente em 2025, depois que o clima adverso reduziu as safras deste ano, disse a consultoria Strategie Grains nesta sexta-feira (29).
Em suas primeiras projeções para a produção de sementes oleaginosas do próximo ano, a empresa previu a colheita de canola da UE em 18,7 milhões de toneladas métricas, 12% acima da mínima de quatro anos de 16,7 milhões em 2024.
Para o girassol, a produção de 2025 foi fixada em 10,5 milhões de toneladas, 25% acima da mínima de nove anos de 8,4 milhões esperada em 2024.
A safra de canola deste ano sofreu com as repetidas chuvas fortes na Europa Ocidental, enquanto a colheita de girassol foi atingida pela seca, ondas de calor e chuvas torrenciais no sudeste da Europa.
Para a próxima safra de canola, as condições de semeadura “não foram ideais” devido ao excesso ou à falta de chuva nos cinturões de produção, mas ainda assim foram melhores do que há um ano, disse a Strategie Grains em um resumo de um relatório sobre sementes oleaginosas.
Segundo a consultoria, foram previstas colheitas maiores de canola no próximo ano na Romênia, França, Alemanha e nos Estados Bálticos.
A consultoria não deu mais detalhes sobre suas perspectivas para a canola, mas já havia previsto um aumento de 4% na área semeada com canola.
Para a semente de girassol, a Strategie Grains também previu uma expansão na área, pois espera que os agricultores sejam atraídos pelos altos preços alimentados pelas safras ruins deste ano na Europa e na região do Mar Negro.
Fonte: Forbes Brasil