sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

Professor aposentado do Centro de Tecnologia doa 584 livros à Ufal

Os títulos doados por Geoberto Espírito Santo são das áreas de Energia e Meio Ambiente, Economia, Administração, Política e Sociologia

Por Redação em 12/04/2021 às 17:04:09

Geoberto Espírito Santo, professor aposentado da Universidade Federal de Alagoas e engenheiro civil, doou à instituição alagoana um rico acervo pessoal dotado de 584 livros. A maioria dos títulos é referente à área de energia, na qual atuou e é considerado uma referência nacional. Aposentado há quatro anos como docente do Centro de Tecnologia (Ctec), Geoberto fez uma visita ao reitor Josealdo Tonholo, quando anunciou a doação e tratou também de outros interesses da universidade.

O acervo, organizado ao longo de cinco décadas de atividades profissionais, reúne 320 livros de documentos técnicos sobre Energia e Meio Ambiente, 247 títulos de Economia e Administração e 17 das áreas de Política e Economia. O reitor Tonholo destacou a positividade da iniciativa como importante suporte para as ações na área de energia.

"O professor Geoberto Espírito Santo é uma referência na área de energia para o Brasil todo. É um dos poucos profissionais que entendem, na essência, das questões técnicas, assim como, gestão e questões das políticas em energia. O acervo que ele gentilmente cede para a Ufal é extremamente importante, pois reúne tanto os atributos da parte técnica quanto os de gestão. Certamente, a universidade vai ganhar muito tendo essa coleção de livros tão especial".

Segundo Geoberto, o acervo começou a ser organizado desde a conclusão do curso de Engenharia Civil na Ufal, em 1971. Ao ingressar na então Companhia Energética de Alagoas (Ceal), em 1972, empresa onde foi diretor por dois mandatos, fez diversos cursos para adaptação à engenharia elétrica, acumulando a experiência como gestor. Além de livros técnicos, na ampliação do conhecimento, como interesse pessoal, passou a adquirir exemplares de outras áreas como administração, economia, política e sociologia.

"Hoje não necessito utilizar mais esses livros, mas tenho a certeza que serão um veículo valioso para discentes, como também para os docentes, no preparo de suas aulas e constante processo de aperfeiçoamento. A implantação do curso de Engenharia Elétrica [criado em novembro de 2019, no Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca)] foi a motivação que faltava para a doação, aliada à determinação do reitor Josealdo Tonholo para posicionar a Ufal fora dos seus muros", destacou o professor Geoberto.

Vida acadêmica

Como professor do Centro de Tecnologia, com desempenho de suas atividades acadêmicas durante 42 anos, Geoberto ministrava as disciplinas eletricidade, instalações elétricas e eletrotécnica. Além de ensinar na Engenharia, expandiu também suas atividades acadêmicas para o curso de Arquitetura.

Ele reforça que sua área de atuação sempre foi a do setor elétrico e depois a energia, como uma visão mais ampla. E tudo isso, aliado à dedicação em sua trajetória profissional, resultou na publicação de quatro livros, de diversos trabalhos em Anais de Congressos sobre Energia e de artigo em revista internacional. São de sua autoria os livros: Protestos & Propostas; Energia: um Mergulho na Crise; Política e Modelagem do Setor Elétrico; e Espírito Cidadão.

Entre os vários cargos que ocupou na esfera do Estado e do município de Maceió, ele presidiu a Algás, atuou como gestor em eficiência energética, assim como participou de Conselhos locais, regionais e nacionais. Geoberto diz que continua escrevendo artigos para o Valor Econômico, Blog do Geraldo Câmara e Revista Evidência e, atualmente, presta consultoria para o Sindicato das Indústrias de Energia do Estado de Alagoas.

"Depois da aposentadoria na Ceal e na Ufal e passagem pelo governo, avalio que ainda posso contribuir para o desenvolvimento do nosso estado e do país. Atualmente, estou trabalhando como consultor da GES Consultoria, Engenharia e Serviço, uma atividade que me mantém sempre atualizado na minha área", disse Geoberto, mostrando disposição para continuar colaborando na área de gestão de energia no Brasil.

Fonte: Blog do Geraldo Câmara

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV