sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov tem tem - marco

Benedito Bentes está sucateado e sem assistência do poder público

Por Redação em 23/03/2021 às 21:53:15

No sábado (27), o Benedito Bentes completa 35 anos. O bairro, que foi projeto para abrigar 60 mil pessoas, hoje comporta mais de 220 mil habitantes. Segundo o Instituto Beneditense Associativista - IBA, fundado há 20 anos, os equipamentos públicos municipais, como escolas, postos de saúde e terminal de ônibus, não acompanharam a progressão populacional. A realidade do bairro deve piorar com o anúncio do prefeito JHC de que as chaves para o residencial Vale Bentes II serão entregues. Mais 500 novos moradores irão chegar ao bairro.

Se por um lado 500 famílias estão ganhando mais dignidade e moradia, por outro o bairro está sucateado e a infraestrutura é precária. Falta assistência do poder público. De acordo com o membro do IBA, o advogado Allan Pierre, o bairro comporta apenas sete unidades de saúde, 15 unidades de ensino (entre escolas e creches) e o mesmo terminal de ônibus desde 1994. "O Benedito Bentes de 35 anos não é o Biu de hoje, mas os equipamentos públicos do município não acompanharam a evolução populacional. Não adianta colocar famílias para morar em nosso bairro sem garantir os direitos universais e constitucionais ao acesso à educação pública, saúde, mobilidade urbana, esporte e lazer", explica o advogado.

O IBA está defendendo a suspensão de novos conjuntos habitacionais no Benedito Bentes até que o bairro ganhe infraestrutura social adequada para atender a todos os moradores. "Entregaram Caetés, Aprígio, Cidade Planalto sem nenhuma escola, posto de saúde, equipamentos de segurança. E agora o Vale Bentes começou a ser entregue no fim da gestão passada e a atual gestão vai entregar 500 moradias também, sem entregar de imediato a infraestrutura social. Termina que sofre toda a população: a que já mora no bairro e os novos moradores", ressalta Allan Pierre.

Ações da Prefeitura
Para comemorar o 35º aniversário do Benedito Bentes, a Prefeitura de Maceió está preparando uma série de ações no sábado (27) para levar pequenas melhorias ao bairro. Batizado de "O Biu é nosso", o projeto levará varrição, capinação, coleta de material reciclável, poda de árvores, plantação de mudas, educação ambiental, recolhimento de material volumoso e pintura de meio fio, desinfecção de áreas públicas, mutirão de iluminação, garantindo a substituição de lâmpadas por LED e ação da operação tapa buraco.

"Não é pintura de meio-fio, troca de lâmpada, capinação e sinalização de rua que vai resolver o problema do bairro. O Benedito Bentes quer escolas, postos de saúde, equipamentos de segurança, esquipamentos de lazer e cultura, vias de acesso, mais ônibus e geração de emprego e renda. Estamos falando de crianças, adolescentes, mulheres, jovens, idosos. São vidas que merecem respeito", acredita o membro do IBA, Allan Pierre.

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV