O Jaé é o sistema de bilhetagem eletrônica para os transportes públicos do Rio de Janeiro lançado em 2023. A plataforma tem como objetivo oferecer mais praticidade aos usuários, uma vez que diversos procedimentos podem ser feitos de maneira totalmente digital, pelo aplicativo disponível para Android e iPhone (iOS).
O cartão Jaé pode ser adquirido nas máquinas de autoatendimento das estações do BRT e VLT, mas pelo aplicativo é possível fazer recargas e pagar passagens via QR Code, sem a necessidade do cartão físico. No entanto, a transição para a novidade está sendo realizada de forma gradual e, por isso, o Jaé ainda pode não ser aceito em todos os modais de transporte público na cidade.
A ideia do município era substituir o RioCard pelo novo cartão até fevereiro deste ano, mas não aconteceu. Por isso, seu prazo foi aumentado por mais um ano, passando para 1º de fevereiro de 2025. Confira abaixo como fazer seu cadastro no Jaé pelo aplicativo do celular.
Tempo necessário: 5 minutos
Após o cadastro, você pode acessar a plataforma para visualizar seu saldo, além de fazer recargas pelo próprio aplicativo, na seção “Recarga”, localizada na parte inferior da tela. O app aceita diferentes formas de pagamento, como cartões de crédito, débito, boleto bancário ou Pix.
Leia mais:
No ambiente virtual, também é possível associar um cartão avulso, além de visualizar o histórico de pedidos e o extrato de transações realizadas no aplicativo. Em caso de dúvidas, o usuário pode acessar o chat do app, ou ir até um posto de atendimento. Para isso, é só clicar em “Pontos de atendimento” na página inicial do Jaé, para encontrar o lugar mais perto através da localização.
Fonte: Olhardigital