Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Bom dia. Estamos na sexta-feira, 6 de setembro.
Depois de vários indicadores de emprego divulgados durante a semana, nesta sexta-feira (6) o Bureau of Labor Statistics (BLS) deverá divulgar o indicador de empregos não-agrícolas ("nonfarm payroll") de agosto.
A mediana das expectativas do mercado é da abertura de 165 mil vagas, ante 114 mil em julho. Além disso, deverá ser divulgado o índice de desemprego de agosto. A projeção é de uma desaceleração para 4,2%, ante os 4,3% de julho.
O "nonfarm payroll" é o terceiro indicador de emprego da semana. Na quarta-feira (04) foi divulgado o indicador estatal JOLTs de julho, que veio abaixo do esperado. Foram criadas 7,673 milhões de vagas, muito menos do que os 8,09 milhões previstos.
Na quinta-feira (4) saiu a pesquisa de empregos da empresa de processamento de dados ADP de agosto. O resultado veio muito abaixo do esperado. Foram abertas 99 mil vagas no mês passado, ante uma projeção de criação de 144 mil vagas em agosto. O resultado de julho foi recalculado e caiu levemente para 121 mil vagas, abaixo das 122 mil preliminares.
O emprego não agrícola será o indicador que vai cristalizar as expectativas do mercado com relação à taxa de juros nos Estados Unidos. As pesquisas JOLTs e ADP indicam a possibilidade de corte de juros pelo FED. No caso do emprego não-agrícola, um resultado abaixo de 100 mil e um aumento na taxa de desemprego devem impulsionar as apostas em um FED mais agressivo no corte de juros, para atenuar a deterioração do mercado de trabalho.
Segundo Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, uma surpresa negativa pode justificar uma queda de 0,5 ponto percentual na reunião do FED que se encerra no dia 18 de setembro. Por outro lado, uma surpresa positiva pode aumentar a probabilidade de um corte de apenas 025 ponto percentual. No entanto, ele analisa que "há uma assimetria em favor de um corte mais acentuado".
IGP-DI (Ago)
Observado: 0,12%
Esperado: ND
Anterior: 0,83%
Emprego não agrícola (Ago)
Esperado: 164 mil
Anterior: 114 mil
Taxa de desemprego (Ago)
Esperado: 4,2%
Anterior: 4,3%
Salário médio por hora anual (Ago)
Esperado: 3,7%
Anterior: 3,6%
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Fonte: Forbes Brasil