Todos os jogadores tiverem de começar do zero algum dia, até mesmo os melhores. E isso inclui não apenas desenvolver certo conhecimento de software e hardware, mas conhecer quais aplicativos podem ser úteis para influenciar positivamente a jogatina.
Pensando nisso, separamos sete dos melhores aplicativos que todo gamer deveria conhecer –– principalmente se você for um iniciante neste mundo. Confira mais informações a seguir.
Steam é uma plataforma de comercialização de jogos. Nela, você encontra jogos gratuitos e pagos de gêneros como ação, terror, RPG, ficção científica e muito mais. Para além disso, o software permite que você adicione amigos e converse com eles, baixe jogos diretamente no PC, encontre Mods de games para instalação e muito mais.
O site existe há muitos anos e é apenas um exemplo de vários outros que possuem essas e outras vantagens para os jogadores.
Atualmente, os computadores mais modernos já contam com um sistema operacional que permite a remoção de qualquer aplicativo. Apesar dessa função nativa, ainda podem restar alguns arquivos deixados pela instalação dos programas; em outras palavras, por mais que o sistema operacional exclua o app, as pastas que ele criou podem continuar no PC ocupando memória.
Softwares como o CCleaner desinstalam arquivos grandes (como jogos) com muita facilidade, além de averiguar arquivos deixados para trás, procurar por problemas de privacidade, etc. Sua interface também é muito simples e fácil de utilizar, o que deve agradar usuários inexperientes.
O Discord é, basicamente, uma rede social onde você pode se comunicar com amigos e estranhos de diferentes formas. Você pode criar fóruns para discutir sobre personagens e jogos favoritos, criar comunidades e iniciar conversas por chat ou voz.
Também é possível abrir uma live onde você exibe, em tempo real, o seu desempenho em um jogo enquanto várias outras pessoas o assistem. Você também pode fazer chamadas de vídeos com seus amigos, utilizar bots para automatizar tarefas, reproduzir músicas ou minigames e muito mais.
Alguns navegadores –– em especial, o Google Chrome –– são verdadeiros vampiros que sugam a memória RAM do PC e diminuem significativamente o desempenho da máquina. Dito isso, se você gosta de jogar algum game pelo browser, o mais indicado é investir em opções que vão aumentar o desempenho da RAM em vez de deteriorá-la absorvê-lo.
O Opera GX é uma boa opção. Além de gratuito e bastante funcional, ele ainda disponibiliza uma ferramenta que limita o potencial de consumo da memória RAM: ou seja, se você detectar que o navegador está diminuindo o desempenho do PC, basta alterar a configuração desse browser. Além da memória RAM, você também pode configurar o limite de consumo da CPU e largura de rede da internet.
Leia mais:
Quem é gamer há muito tempo já sabe que, para extrair o máximo de potencial das peças de hardware, antes você precisa alterar as configurações manualmente. Com isso, o MSI Afterburner pode ajudá-lo: o software funciona para placas de vídeo da NVIDIA e AMD, e altera características como voltagem, potência e velocidade do clock de memória.
Apenas se lembre de não forçar os limites do seu PC com muita frequência ou isso vai diminuir consideravelmente o tempo de vida útil dele. Além disso, também recomendamos a instalação de um programa que monitore os níveis de temperatura do gabinete para a máquina não superaquecer.
A maioria dos jogos permite que você personalize o seu teclado para facilitar uma série de ações, mas nem todos. Com o Keytweak, você obriga os jogos mais teimosos a aceitarem essa personalização; então, poderá personalizar os comandos que precisar nos botões do seu teclado.
Vale à pena destacar que o recurso ainda conta com um botão específico que, ao ser pressionado, as configurações anteriormente estabelecidas são desfeitas e você pode voltar a utilizar o teclado com as funções padrões.
Essa dica de aplicativo vai para os streamers e demais produtores de conteúdo: o OBS Studio grava a tela do seu computador durante os jogos. Mas é muito mais do que apenas isso, porque disponibiliza compatibilidade com a Twitch e o YouTube para iniciar transmissões ao vivo, fornece algumas ferramentas para edição do áudio e do vídeo, permite a adição de vários elementos aos vídeos, etc.
O software também possui código aberto, então é sempre possível aprimorá-lo para deixá-lo com a sua cara. Também vale informar que ele capta o áudio de múltiplos microfones, simultaneamente, e ainda oferece um suporte para plugins e script.
Fonte: Olhardigital