Donald Trump e Elon Musk fizeram declarações controversas sobre o aquecimento global durante sua conversa no X (Twitter), o que levou um ativista climático a chamar as afirmações de "a conversa sobre o clima mais idiota de todos os tempos."
O The Guardian reportou a reação de especialistas em mudanças climáticas e aquecimento global aos comentários que Trump e Musk teceram sobre o tema.
Trump, ex-presidente e candidato republicano nas eleições presidenciais dos EUA, e Musk, CEO da Tesla e a pessoa mais rica do mundo, discutiram que o aquecimento global não é uma emergência e que há bastante tempo para abandonar os combustíveis fósseis.
Leia mais:
A elevação do nível do mar está ocorrendo mais rapidamente ao longo da costa dos EUA do que a média global, e as inundações têm se tornado mais frequentes e severas. Em lugares como a Flórida, onde Trump possui propriedades, o aumento das inundações está levando seguradoras a abandonar o estado.
A discussão de Trump e Musk sobre a crise climática "reduziu-se a níveis inteiramente novos de estupidez", de acordo com Bill McKibben, um veterano ativista climático. McKibben afirma que foi "a conversa sobre o clima mais idiota de todos os tempos".
O cientista Michael Mann descreveu as declarações de Musk como uma negação da ciência climática. "É triste que Elon Musk tenha se tornado um negacionista das alterações climáticas, mas é isso que ele é. Ele está literalmente negando o que a ciência tem a dizer", declarou.
Mann ainda acrescentou que a declaração de Trump de que a subida do nível do mar levará a mais propriedades à beira-mar "não revela uma falta de compreensão da física climática, revela uma falta de compreensão da geometria do ensino fundamental".
Trump, conhecido por criticar veículos elétricos, mudou recentemente sua posição após receber apoio de Musk. Caso volte à presidência, Trump prometeu reverter políticas climáticas de Biden, expandir a perfuração de petróleo e gás e retirar possivelmente os EUA do Acordo de Paris.
Fonte: Olhardigital