Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

PANDEMIA

Secretário de Saúde confirma existência de nova variante da coronavírus em Alagoas

Uma das duas mulheres que tiveram resultado positivo para o vírus não tem histórico de viagem, o que indica transmissão comunitária no estado


Carla Cleto/Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) informou nesta quinta-feira (18) que está monitorando as pessoas que tiveram contato com as pacientes infectadas pela nova variante brasileira do coronavírus, identificada como P1 e que teve origem no Amazonas. O objetivo é identificar possíveis novas contaminações.

Uma das pacientes é de Anadia, uma idosa de 64 anos, sem histórico de viagem ou contato com alguém vindo do Amazonas, o que indica uma transmissão comunitária da nova variante.

"É um caso que comprova a transmissibilidade do vírus aqui no estado. Ela não teve contato com absolutamente ninguém do Amazonas, o que demonstra que o vírus já está circulando aqui no estado", informou o secretário da Saúde, Alexandre Ayrs, em entrevista coletiva.

A outra paciente, de 36 anos, natural do município de Viçosa, viajou para o Amazonas e retornou para Alagoas no dia 26. Segundo a Sesau, essa paciente continua internada em um hospital particular de Maceió, mas em leito clínico e em processo de recuperação.

Com a confirmação de Alagoas, agora são 11 estados em que a variante brasileira do coronavírus foi detectada. Segundo o Ministério da Saúde, até o último dia 15 foram notificados 173 casos no país, sendo a maioria no Amazonas (110), mas também no Pará (11), Roraima (7), São Paulo (9), Ceará (3), Paraíba (10), Piauí (1), Espírito Santo (17), Santa Catarina (1) e Rio de Janeiro (4).

É preciso reforçar os cuidados

O secretário Alexandre Ayres ressaltou que é necessário reforçar os cuidados pessoais de segurança sanitária para evitar propagação do coronavírus, principalmente da nova variante, que tem maior transmissibilidade.

"As pessoas precisam colaborar, precisam ter a cosciência de que é dever de todos manter essa colaboração. Não vamos impor novas medidas de restrição no momento, mas todos têm que reforçar os cuidados para evitar a contaminação", disse o secretário da Saúde.

Internações por Covid-19

Durante o período de carnaval, de sábado (13) até quarta (17), foram internadas 80 pessoas com confirmação ou suspeita da Covid-19, sendo 30 em UTI.

"A gente tem feito um esforço muito grande para ampliar a nossa capacidade hospitalar, mas a velocidade do vírus não pode ser mais rápida que a nossa capacidade, nós precisamos ter essa consciência", informou Ayres.

O secretário também lembrou que está chegando o período de chuvas no estado, o que contribui para a disseminação de síndrome gripais.

"Agora nós iremos iniciar a nossa sazonalidade gripal, então o mês de março é um mês de muita atenção, não somente pelo período carnavalesco, mas pela quadra chuvosa e também pela transmissibilidade dessa nova variante", disse.

Vacinas contra a Covid-19

Em relação à vacinação da população de Alagoas contra o coronavírus, Ayres garantiu que o estado tem doses suficientes para terminar o calendário que já está divulgado.

"Todos os idosos de 83 anos ou mais e os profissionais da saúde que atuam na linha de frente que tomaram a primeira dose vão tomar a segunda dose da vacina. Nós temos essas doses guardadas e a imunização desse público vai ser completa", informou.

O secretário da Saúde esclareceu que ainda não há previsão de um novo público a ser vacinado porque é preciso aguardar a chegada de outras doses. "No dia 24 vão chegar novas doses, a partir daí a gente vai divulgar o novo calendário de vacinação".

Alexandre Ayres também alertou para falsos calendários de vacinação que têm sido divulgados nas redes sociais, com o objetivo de confundir as pessoas.

*G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!