sebrae 728x90
Detran 01.07
GOV - faz faz faz

Remanescentes de Supernovas nas Imagens Astronômicas da Semana

Toda semana, no Programa Olhar Espacial, exibimos duas imagens astronômicas que se destacaram na semana que passou.

Por Adeilson em 10/07/2024 às 13:37:00

Toda semana, no Programa Olhar Espacial, exibimos duas imagens astronômicas que se destacaram na semana que passou. Esta semana, as imagens foram escolhidas por duas crianças bastante especiais do Clube de Ciência Online Nicolinha e Kids. Confiram:

Nebulosa da Vassoura de Bruxa

[ Créditos: Martin Pugh (Heaven’s Mirror Observatory) ]

A imagem escolhida por Heloísa Pascoal de Souza do 2° ano da Escola Firmino Tibúrcio da Costa de São Paulo, SP, mostra a Nebulosa da Vassoura de Bruxa, também conhecida como NGC 6960 ou “Filamento da Serpente”, um remanescente da supernova que explodiu em 11.000 a.C.. A supernova de grande escala, que deu origem a esse objeto, deixou uma nuvem de detritos que se espalhou pelo espaço a uma velocidade impressionante. A Nebulosa Vassoura de Bruxa é um dos muitos objetos que formam a Nebulosa de Vela, e é classificada como um remanescente de supernova do tipo “shell”, ou seja, uma concha de gás e poeira em expansão. Sua forma alongada e irregular se assemelha a uma vassoura de bruxa, daí seu nome popular.

Original em: https://apod.nasa.gov/apod/image/1804/ngc6960_Pugh_2000.jpg

Remanescente Cassiopeia A

[ Créditos: NASA/JPL-Caltech/CXC/SAO ]
[ Créditos: NASA/JPL-Caltech/CXC/SAO ]

Já a imagem escolhida por Heitor Collyer Lebid, do 3° ano da Escola Red House de Santos, SP, nos apresenta outra remanescente de supernova, a Cassiopeia A, uma nebulosa formada pelos restos de uma estrela que explodiu há cerca de 300 anos. Este fantástico registro foi composto a partir de imagens do Telescópio espacial Chandra e do NuSTAR, o Nuclear Spectroscopic Telescope Array, da NASA. Ambos operam na faixa do Raio-X, mas o NuSTAR mostra em azul os Raios-X de alta energia, proveniente do material radioativo ejetado da estrela. Já o Chandra, completa a imagem com o vermelho, amarelo e verde, representando as emissões de Raios-X de baixa energia do material não-radioativo, mas superaquecido. Cassiopeia A é um objeto de fundamental importância no estudo da evolução estelar, das propriedades das remanescentes de supernova e da física dos raios cósmicos. 

Original em: https://science.nasa.gov/wp-content/uploads/2023/09/nustar140219a-1.jpg 

Quem escolheu

A Heloísa e o Heitor são membros do Clube de Ciências Online Nicolinha & Kids, que reúne meninos e meninas de todo o Brasil para aprender mais sobre astronomia e outras ciências. Durante o mês de junho, mês do Asteroid Day, eles participaram de um "desafio criativo" proposto pelo clube: eles escolheram um asteroide e prepararam um post para o Instagram, com um resumo sobre o objeto escolhido e uma imagem da criança e do asteroide. Os post deles foram escolhidos como os mais criativos entre os 30 publicados, sendo Heitor com um post sobre Vesta, o maior asteroide do Sistema Solar, e Heloísa com outro sobre Eros. Iniciativas como esta são muito valorizadas pelo Asteroid Day, pois são uma forma de popularizar a ciência sobre esses pequenos corpos do Sistema Solar. 

[ Link Instagram: https://www.instagram.com/p/C8pIV4AuUxc/ ]

[ Link Instagram:https://www.instagram.com/p/C8oyjf3uLHc/ ]

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 2024.2 728x90 l1

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV