Banner SEBRAE mulher- DZ
Web Banner 1: Casa do povo 1
CESMAC 2025.1
Sesi.senai 2025.1
banner arapiraca
camara banner 01: marco-abril 1

Primeiro drone de combate do Brasil deve entrar em ação no próximo ano

Em 2022 o Exército Brasileiro apresentou o Nauru 1000C, drone fabricado pela Xmobots utilizado para monitoramento.

Por Adeilson em 09/07/2024 às 16:34:11

Em 2022 o Exército Brasileiro apresentou o Nauru 1000C, drone fabricado pela Xmobots utilizado para monitoramento. Agora, as forças armadas se preparam para um novo passo, com o uso de uma versão de combate do modelo, que deverá ser a primeira do Brasil.

O uso dispositivo deve começar já em 2025, com os testes ocorrendo ainda este ano. “Em 2024, avançamos para a fase de testes, e em 2025 está prevista a integração final, culminando com o primeiro disparo de míssil realizado por um drone brasileiro”, afirma Giobani Amiant, CEO da empresa, em entrevista ao g1.

Drone Nauru 1000C (Imagem: Divulgação/Exécito Brasileiro)

Conheça o primeiro drone de combate do Brasil

O drone tem quase 8 metros de envergadura, 3 de comprimento e pode chegar a uma velocidade de até 110 km/h, com autonomia de 10 horas de operações, sejam diurnas ou noturnas.

O equipamento conta com um sistema de câmaras potentes, com 8 motores com baterias independentes, permitindo a realização de decolagens e pousos verticais automáticos, possibilitando a decolagem e aterrissagem em ambientes críticos e confinados.

Leia mais

Vídeo relacionado

O Nauru 1000C é um dos cinco modelos de drones de monitoramento do exército. Para servir como modelo de combate, o dispositivo será equipado com um sistema de dois mísseis, desenvolvidos inicialmente para o combate em solo e que foram adaptados para o uso no ar.

O míssil usado é o Enforcer Air, fabricado na Europa. A arma tem 89 milímetros de precisão e pode perfurar blindagem leve de veículos em até 8 quilômetros de distância.

Drone militar de combate
Renderização do drone equipado com mísseis (Imagem: Divulgação/Xmobots)

Com o modelo, o Brasil se torna o segundo país da América Latina a possuir um drone de combate. No momento, apenas da Venezuela possui equipamentos do tipo. O planejamento do exército com os dispositivos armados vai até 2027.

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Banner SEBRAE homem- DZ
Web Banner 2: Casa do povo 2
CESMAC 2025.1
camara banner 02: marco-abril 2

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV
GOV - faz faz faz
PROMETEU E FEZ 02.08
Sesi.senai 2025.1