sebrae 728x90
Detran 01.07
GOV - faz faz faz

Templo misterioso de 5 mil anos é descoberto sob duna de areia no Peru

Ruínas de um templo cerimonial de 5 mil anos foram encontradas por um grupo de arqueólogos no distrito de Zaña, noroeste do Peru.

Por Adeilson em 09/07/2024 às 12:03:06

Ruínas de um templo cerimonial de 5 mil anos foram encontradas por um grupo de arqueólogos no distrito de Zaña, noroeste do Peru. Além de paredes antigas, que estavam sob dunas de areia, foram localizados os esqueletos de três pessoas adultas e de uma criança no local.

Templo encontrado sob dunas de areia no Peru (Imagem: Ministério da Cultura do Peru)

Templo foi utilizado para rituais de sacrifício

  • De acordo com um comunicado do Ministério da Cultura peruano, os enterros, que contêm oferendas embrulhadas em pano, oferecem evidências de que este poderia ter sido o local de um ritual de sacrifício.
  • Dessa forma, os pesquisadores acreditam que o espaço era um complexo religioso utilizado há cerca de 5 mil anos.
  • Eles afirmam que as paredes da construção foram feitas de lama e que uma há escada central a partir da qual se subiria para uma espécie de palco na parte central da estrutura.
  • O local faz parte do Complexo Arqueológico Los Paredones de la Otra Banda-Las Ánimas.

Leia mais

Restos mortais foram encontrados no local (Imagem: Ministério da Cultura do Peru)

Relação com a Cultura Moche

Ainda de acordo com a equipe responsável pela descoberta, as paredes do templo misterioso foram decoradas com frisos intrincados. Elas representam imagens do corpo humano com cabeça de pássaro, feições felinas e garras de répteis. Já as partes superiores das paredes foram revestidas com um "reboco fino com um desenho pictórico", de acordo com o comunicado.

Os pesquisadores também descobriram outro monumento datado do período entre 600 e 700 d.C. Isso significa que a construção faz parte da Cultura Moche. Estes antigos habitantes da região são conhecidos por seus grandes templos e belas obras de arte, incluindo taças de cerâmica moldadas para se parecerem com cabeças humanas.

Estudos já comprovaram que os moches praticavam sacrifícios humanos. No entanto, apesar desta poder ser uma explicação para a localização dos esqueletos no local, a cultura é muito mais nova do que o templo. Isso significa que os moches podem ter utilizado o espaço muito tempo depois, mas não foram os responsáveis pela construção dele.

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 2024.2 728x90 l1

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV