A ByteDance, empresa chinesa conhecida por ser a dona do TikTok, vem trabalhando em parceria com a americana Broadcom, empresa designer de chips, para desenvolver um chip avançado de IA.
Leia mais:
Duas fontes familiarizadas com o assunto informaram a Reuters sobra a medida, que ajudaria a ByteDance a garantir fornecimento suficiente de chips de IA de última geração em meio às tensões entre EUA e China.
O chip de 5 nanômetros – um produto personalizado conhecido como chip integrado de aplicação específica (ASIC) – estaria em conformidade com as restrições de exportação dos EUA e o trabalho de fabricação seria terceirizado para a TSMC, de Taiwan.
Não houve nenhuma colaboração anunciada publicamente no desenvolvimento de chips entre empresas chinesas e norte-americanas envolvendo tecnologia de 5 nm ou mais avançada desde que Washington introduziu controles de exportação para semicondutores de ponta em 2022. Os acordos EUA-China no setor geralmente dizem respeito a tecnologia muito menos sofisticada.
A parceria da ByteDance com a Broadcom ajudaria a reduzir os custos de aquisição e garantiria um fornecimento estável de chips de última geração. As fontes da Reuters não quiseram ser identificadas devido à sensibilidade das questões de semicondutores na China.
Contudo, a TSMC não deve começar a fabricar este chip ainda em 2024. Embora o trabalho de design esteja bem encaminhado, o "tapeout" – que marca o fim da fase de projeto e o início da fabricação – ainda não começou.
ByteDance e Broadcom não responderam aos repetidos pedidos de comentários. A TSMC se recusou a comentar.
Tal como muitas empresas globais de tecnologia, a ByteDance lançou um grande impulso na inteligência artificial generativa, mas a empresa e os seus pares chineses têm de lidar com uma oferta muito mais limitada de chips de IA do que os seus homólogos estrangeiros.
ByteDance e Broadcom são parceiros de negócios desde pelo menos 2022. Assegurar chips de IA é crucial para que a ByteDance torne seus algoritmos mais poderosos.
Além do TikTok e da versão chinesa do aplicativo de vídeos curtos chamado Douyin, a ByteDance opera uma série de aplicativos populares, incluindo um serviço de chatbot semelhante ao ChatGPT chamado Doubao, que tem 26 milhões de usuários.
Para apoiar seu impulso de IA, a ByteDance armazenou chips Nvidia. Isso inclui chips A100 e H100 disponíveis antes do início da primeira rodada de sanções dos EUA, bem como chips A800 e H800 que a Nvidia fabricou para o mercado chinês, mas também foram posteriormente restringidos.
A ByteDance também comprou os chips Ascend 910B da Huawei no ano passado, e a empresa chinesa também está atrás de pessoas importantes de outras empresas chinesas de chips de IA.
Fonte: Olhardigital