sebrae 728x90
Arapiraca - 17.05-31.05
Detran 01.07
GOV - faz faz faz

Desenvolvimento Sustentável planta muda de Baobá no dia nacional da espécime

Por Redação em 21/06/2024 às 09:19:33
Reprodução

Reprodução

O Dia Nacional do Baob√°, celebrado na quarta-feira (19), foi marcado por uma ação da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustent√°vel em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Defici√™ncia, Idosos e Cidadania (Semuc), através da Coordenadoria de Igualdade Racial. A ação consistiu no plantio de uma muda da espécie no terreno do Ministério Público Estadual onde fica o prédio das Promotorias de Justiça da Capital, no bairro do Barro Duro.

Espécime nativa da √Āfrica tem significado histórico. Foto: Walison Vieira/Ascom Alurb
Espécime nativa da √Āfrica tem significado histórico. Foto: Walison Vieira/Ascom Alurb

Nativo do continente africano, o baob√° representa a luta dos negros no Brasil. A diretora de arborização da Alurb, Karine Gabriela, destacou a importância da ação. "É uma √°rvore importante para o ecossistema, cheia de significado e que deve ser preservada de maneira especial", disse.

Arísia Barros, da Coordenadoria Geral de Promoção e Políticas para Igualdade Racial da Semuc, ressaltou o significado do baob√° e todo o contexto histórico da √°rvore. "Além de preservar uma espécie tão importante para a natureza, tem a questão social. O baob√° tem um significado, uma história maravilhosa que inclui a força e a resist√™ncia dos negros no Brasil. Então, plantar um espécime desse, mantendo a continuidade da √°rvore no meio ambiente é de suma importância", explicou.

Preservação do baob√° foi discutida por representantes de entidades. Foto: Walison Vieira/Ascom Alurb
Preservação do baob√° foi discutida por representantes de entidades. Foto: Walison Vieira/Ascom Alurb

A preservação desse espécime foi discutida pelos órgãos envolvidos na ação. Em Maceió, existem sete √°rvores da espécie, que podem ser encontradas em tr√™s locais: Praça do Skate, Praça da Faculdade, Parque da Mulher e no Corredor Vera Arruda.

Além da Alurb e da Semuc, estiveram presentes na ação representantes da Defensoria Pública Estadual, do Ministério Público Federal e Estadual, OAB Racial, Procuradoria Geral de Justiça e o Coletivo de Mulheres Pretas Periféricas.

Fonte: Secom Maceió

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 2024.2 728x90 l1

Coment√°rios

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV