sebrae 728x90
Arapiraca - 17.05-31.05
Detran 01.07
GOV - faz faz faz

12 Filmes Brasileiros de Ficção Científica

A ficção científica é um gênero pouco explorado no cinema brasileiro, mas, mesmo com a escassez de produções, ainda há obras nacionais que merecem atenção.

Por Adeilson em 18/06/2024 às 21:22:25

A ficção científica é um gênero pouco explorado no cinema brasileiro, mas, mesmo com a escassez de produções, ainda há obras nacionais que merecem atenção.

Reunimos uma seleção de 12 filmes brasileiros de ficção científica que vão desde viagens no tempo até explorações espaciais, passando por distopias e as consequências do uso da tecnologia na sociedade.

Prepare-se para descobrir essas joias do cinema nacional!

Divino Amor (2019) / Crédito: Vitrine Filmes (divulgação)

Ficção Científica Brasileira: Top 12 Filmes

Biônicos (2024)

Imagem: reprodução/Netflix
  • Disponível para assinantes da Netflix.

Dirigido por Afonso Poyart ("2 Coelhos", "Mais Forte que o Mundo"), "Biônicos" é estrelado por Jéssica Córes, Bruno Gagliasso, Gabz e Christian Malheiros. A trama se passa em um futuro próximo, onde o avanço da robótica mudou o cenário esportivo graças à produção de próteses biônicas para atletas paralímpicos.

Nesse contexto, Maria (Córes), uma atleta de salto em distância, busca superar sua irmã (Gabz), que usa próteses biônicas e está no topo da modalidade. Para isso, Maria adentra um mundo marcado pela violência.

Leia mais:

A Nuvem Rosa (2021)

A Nuvem Rosa (2021) / Crédito: O2 Play (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Telecine.

Trazendo a temática do isolamento social, "A Nuvem Rosa" é escrito e dirigido por Iuli Gerbase. O elenco conta com Renata de Lélis, Eduardo Mendonça, Kaya Rodrigues, Helena Becker e Girley Paes.

Na trama, uma nuvem rosa mortal surge nos céus, forçando todas as pessoas a se isolarem em suas casas. A história segue Yago (Mendonça) e Giovana (de Lélis), que acabaram de se conhecer em uma festa e estão isolados juntos em um apartamento.

Divino Amor (2019)

Divino Amor (2019) / Crédito: Vitrine Filmes (divulgação)
  • Disponivel no Globoplay
  • Disponível para compra e aluguel no Youtube Filmes e Apple TV.

Dirigido por Gabriel Mascaro, o drama sci-fi "Divino Amor" se passa em um futuro próximo onde o Brasil se tornou uma distopia religiosa. O longa é estrelado por Dira Paes, Emílio de Melo e Júlio Machado.

A trama se passa em 2027 e segue uma mulher evangélica (Paes), membro da comunidade "Divino Amor". Ela trabalha como escrivã em um cartório de divórcio e sempre tenta impedir que os casais se separem, acreditando estar cumprindo uma missão divina.

Um Homem Só (2015)

Um Homem Só (2015) / Crédito: Globoplay, Downtown Filmes, Paris Filmes (divulgação)
  • Disponível para assinantes da Netflix e da Claro TV

Vladimir Brichta estrela "Um Homem Só", interpretando um homem frustrado com sua vida. Para fugir de seu casamento e trabalho, ele procura uma clínica que promete clonar as pessoas.

Escrito e dirigido por Claudia Jouvin, o elenco ainda conta com nomes como Mariana Ximenes, Otávio Müller, Ingrid Guimarães, Eliane Giardini e Milhem Cortaz.

O Quinto Poder (1962)

O 5.º Poder (1962) / Crédito: Pedregal Filmes (divulgação)

Dirigido por Alberto Pieralisi, "O Quinto Poder" é um suspense sci-fi que ficou fora de circulação durante 40 anos e possui apenas uma única cópia restante.

Na trama, uma nação estrangeira instala clandestinamente aparelhos nas antenas de rádio e TV no Rio de Janeiro para emitir mensagens subliminares que alteram a percepção da população.

A ideia é transformar o povo em uma massa agressiva e levar o país ao caos, permitindo a tomada do governo brasileiro. O elenco conta com nomes como Oswaldo Loureiro, Eva Wilma e Sebastião Vasconcelos.

Brasil Anos 2000 (1969)

Brasil Ano 2000 (1969) / Crédito: Mapa Filmes (divulgação)

Dirigido por Walter Lima Júnior, "Brasil Ano 2000" é um filme alegórico que mistura gêneros como ficção científica e musical.

A trama se passa no ano 2000, onde o Brasil foi parcialmente devastado pela Terceira Guerra Mundial. A história acompanha a odisseia de uma família de imigrantes que chega à pequena cidade de "Eu Esqueci".

Os Cosmonautas (1962)

Os Cosmonautas (1962) / Crédito: Herbert Richers (divulgação)

Ronald Golias e Grande Otelo estrelam a comédia sci-fi "Os Cosmonautas", dirigida por Victor Lima.

Na trama, a primeira missão espacial brasileira que colocou um orangotango em órbita foi um sucesso.

Agora, o cientista responsável (Álvaro Aguiar) planeja levar dois homens à Lua. A ideia é recrutar dois indivíduos inúteis que não fariam falta caso morressem na viagem.

Jardim das Espumas (1970)

O Jardim das Espumas (1970) / Crédito: Saci Filmes (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Dirigido por Luiz Rosemberg Filho, "Jardim das Espumas" é um filme associado ao movimento Cinema Marginal.

Com teor político e experimental, o enredo segue um emissário de um planeta rico que visita um planeta pobre interessado em acordos econômicos e acaba sendo sequestrado.

Quem é Beta? (1972)

Quem é Beta? (1972) / Crédito: Regina Filmes, Dahlia Film (divulgação)

Dirigido por Nelson Pereira dos Santos, um dos maiores cineastas do Brasil, "Quem é Beta?" é uma ficção científica distópica.

A trama se passa em uma sociedade devastada por uma catástrofe. A história acompanha um casal que vive em um abrigo, exterminando seres infectados que se parecem com zumbis.

O Homem do Futuro (2011)

O Homem do Futuro (2011) / Crédito: Globo Filmes (divulgação)
  • Disponível para compra e aluguel na Microsoft Store e Apple TV.

Filme que combina viagem no tempo com comédia romântica, "O Homem do Futuro" é estrelado por Wagner Moura e Alinne Moraes. No enredo, João "Zero" (Moura) é um cientista brilhante, mas vive remoendo um trauma de seu passado.

Todavia, após um experimento que dá errado, ele viaja no tempo e vê a oportunidade de mudar sua história e reconquistar Helena (Moraes), seu grande amor. O longa conta com a direção de Cláudio Torres ("A Mulher Invisível").

Acquaria (2003)

Imagem: Divulgação
  • Disponível para assinantes do Disney+.

Protagonizado pela dupla musical Sandy & Junior, "Acquaria" é um sci-fi pós-apocalíptico com toques de "Mad Max".

O filme se passa em um futuro onde o nosso planeta sofre com a escassez de água e se tornou um lugar desértico.

Preto Sai, Branco Fica (2014)

Branco Sai, Preto Fica (2014) / Crédito: Vitrine Filmes (divulgação)
  • Não está disponível para streaming

Com elementos sci-fi, "Branco Sai, Preto Fica" mistura ficção com documentário. O longa é escrito e dirigido por Adirley Queirós.

No enredo, um homem vem do futuro para investigar um ato violento que ocorreu em um baile de black music em Brasília nos anos 80. O ocorrido marcou a vida de dois homens, e o viajante deve provar que a culpa é da estrutura da sociedade.

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 2024.2 728x90 l1

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV