sebrae 728x90
Maio Amerelo Detran
Arapiraca - 17.05-31.05
Gov institucional 22.05 - 31.05

Conselho do Banco Mundial concorda em abrigar fundo de "perdas e danos" por mudanças climáticas

.

Por Redação em 11/06/2024 às 16:59:17
Reuters

Foto com drone mostra veiculos parcialmente submersos em um patio do departamento estadual de trânsito, em Eldorado do Sul (RS)

O conselho do Banco Mundial aprovou nesta terça-feira um plano para que a instituição abrigue interinamente um fundo que fornecerá apoio financeiro aos países em desenvolvimento afetados pelas mudanças climáticas.

Os países ricos estavam preocupados com o fato de que a criação de um fundo para ajudar a cobrir o impacto de eventos climáticos extremos, como enchentes e secas, significaria que teriam assumido a responsabilidade por causar danos ao clima com suas emissões de carbono.

Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Ainda assim, um fundo de “perdas e danos” foi acordado em princípio na COP27, em 2022, após anos de debate, e, a partir de 2023, os países começaram a fazer promessas para esse fundo, entre eles a Itália e a Holanda.

Um plano para que o Banco Mundial inicialmente sediasse o fundo foi criticado por alguns países preocupados com o fato de que isso daria aos doadores, incluindo os Estados Unidos, que nomeia o presidente do Banco Mundial, muita influência.

O fundo permanecerá abrigado no Banco Mundial por quatro anos como um fundo intermediário financeiro e o conselho do fundo permanecerá independente do banco, mantendo sua própria estrutura de governança e controle sobre as decisões de financiamento, afirmou a instituição.

Fonte: Forbes Brasil

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 2024.2 728x90 l1

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV