sebrae 728x90
Maio Amerelo Detran
Arapiraca - 17.05-31.05
Gov institucional 22.05 - 31.05

Cachoeira mais alta da China é fake? Vídeo teria revelado "segredo"

Um vídeo gravado por um turista na China viralizou na internet na última semana ao revelar um segredo por trás da Cachoeira da Montanha Yuntai, desencadeando uma grande discussão nas redes sociais.

Por Adeilson em 09/06/2024 às 19:45:17

Um vídeo gravado por um turista na China viralizou na internet na última semana ao revelar um segredo por trás da Cachoeira da Montanha Yuntai, desencadeando uma grande discussão nas redes sociais.

A gravação, que mostra a água fluindo de um cano no topo da cachoeira, gerou milhares de reações e um debate acalorado sobre a autenticidade das atrações naturais.

Publicado por um usuário identificado como "Farisvov", o vídeo recebeu mais de 70 mil curtidas desde segunda-feira (3), quando foi postado, de acordo com o site South China Morning Post. "O dia em que passei por todas as dificuldades até a nascente da Cachoeira Yuntai apenas para ver um cano", diz a legenda.

Com 312 metros de altura, a Cachoeira da Montanha Yuntai é conhecida como a queda d'água ininterrupta mais alta da China. Ela fica no Geoparque da Montanha Yuntai, um Geoparque Global da Unesco na província central de Henan.

Parque gestor da cachoeira dá explicação

Segundo o parque turístico, a instalação do cano é uma "pequena melhoria" realizada durante a estação seca para garantir que os visitantes não fiquem decepcionados. Segundo os operadores do parque, a água usada vem de uma nascente e não causa danos à paisagem natural.

A direção do parque diz que os canos são usados apenas na estação seca, para manter a beleza natural aos olhos dos turistas. Crédito: Reprodução/Douyin

Isso não foi "engolido" pela opinião pública – em outras palavras, a "galera da internet". O tema "a origem da Cachoeira Yuntai são apenas alguns canos" rapidamente se tornou viral nas redes sociais da China, acumulando mais de 14 milhões de visualizações no Weibo e quase 10 milhões no Douyin, a versão chinesa do TikTok.

O escarcéu foi tão grande que autoridades locais foram enviadas ao parque para investigar a situação. Eles pediram aos operadores que explicassem previamente as melhorias aos turistas, conforme relatado pela emissora estatal CCTV.

Em resposta à controvérsia, o parque emitiu uma declaração em nome da cachoeira: "Não esperava encontrar todo mundo assim. Como cenário sazonal, não posso garantir que estarei na minha melhor forma sempre que você vier me ver. Fiz uma pequena melhoria apenas durante a estação seca para estar no meu melhor para encontrar meus amigos".

No detalhe, os canos expostos por um vídeo feito por um visitante que gerou polêmica em torno da "maravilha natural" da China, a Cachoeira da Montanha Yuntai. Crédito: Montagem SCMP/Weibo/Douyin

Leia mais:

Usuários de redes sociais da China se dividem sobre o assunto

A reação nas redes sociais foi mista. Muitos apoiaram a decisão do parque. "Parque Yuntai: essa pessoa não tem coisas melhores para fazer?", comentou um usuário no Douyin, recebendo quase 40 mil curtidas. Um perfil do Weibo disse: "Acho que é uma boa coisa a fazer. Caso contrário, as pessoas ficariam desapontadas se não vissem nada lá".

No entanto, houve também críticas severas. "É não respeitar a ordem natural e não respeitar os turistas", escreveu um usuário no Weibo. Outro questionou: "Como poderia ainda ser chamada de cachoeira número 1?"

Essa não é a primeira vez que cachoeiras famosas na China recebem ajuda artificial. Desde 2006, a Cachoeira Huangguoshu, na província de Guizhou, tem seu fluxo mantido durante a estação seca por meio de um projeto de desvio de água de uma barragem próxima.

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 2024.2 728x90 l1

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV