sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov tem tem - marco

Grupo de trabalho define medidas que serão realizadas em mutirão de limpeza no Mercado da Produção

Por Redação em 22/01/2021 às 16:05:07
Rafa Chafer

Rafa Chafer

Após uma semana de discussões e vistorias no local, ficou definida a lista de responsabilidades de cada secretaria municipal que compõe o grupo de trabalho para o mutirão de limpeza e higienização do Mercado da Produção, no bairro da Levada. A ação ocorre no domingo (24) a partir das 13h e na segunda (25) o dia todo.

O trabalho vem sendo anunciado no sistema de som do Mercado para que os permissionários saibam que não poderão abrir seus espaços nesses dias e para que deixem visível e já separado todo material que iriam destinar ao lixo.

Além dos problemas de lixo, esgoto, presença de insetos e animais no espaço, a Secretaria de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semabes) identificou irregularidades quanto ao uso de bancas que tinham como permissionário um determinado comerciante e hoje estão cedidas ou até alugadas a outro.

Ficou definido em reunião nesta sexta (22) que será realizado um recadastramento de todos os usuários, e só aqueles que estão em pleno uso do espaço serão beneficiados. Antes disso, a Prefeitura fará uma campanha de divulgação no local para informar sobre a medida.

Outro problema é o acesso de veículos ao Mercado. Nas ruas do entorno e no estacionamento, foram instaladas barracas de alimentos e outros produtos, mas ao menos parte delas deverá ser retirada para viabilizar a mobilidade na região.

Mapa da limpeza que será seguido pelas equipes



Os banheiros também foram avaliados pelo grupo e por conta das más condições de higiene e manutenção, foi apontada a possibilidade de terceirizar o gerenciamento com a cobrança de uma taxa acessível para uso.

Lixo na rede de esgoto

Durante a semana, a Secretaria de Infraestrutura antecipou a limpeza da galeria externa de esgoto e a troca dos tamponamentos, para evitar acidentes. Foram retiradas duas caçambas de escamas de peixe em meio aos dejetos.

Além disso, já foram coletados 350 mil litros de efluentes (esgoto), 30 toneladas de concreto danificado e um total de três caçambas de lixo e partículas sólidas.

Confira todas as medidas que serão realizadas no espaço:

– Limpeza das galerias internas de esgoto

– Limpeza do estacionamento

– Dedetização contra insetos e pragas e desinfecção

– Determinação do uso de lixeiras em padrão definido pela Semtabes

– Ampliação do número de contêineres de lixo na área externa

– Aumento da frequência do recolhimento de lixo

– Troca e manutenção de todas as lâmpadas internas e externas

E nos próximos dias:

– Castração e vermifugação de cães e gatos em toda a região

– Desassoreamento da saída da galeria de esgoto

– Aumento da frequência de limpeza da galeria de esgoto

– Aumento da frequência de esgotamento da fossa

– Instalação de torneiras na área de carnes e peixes

– Elaboração de um plano para criar um banco de alimentos para evitar desperdício

Participam da ação em cada dia cerca de 130 pessoas das secretarias de Trabalho e Abastecimento, de Infraestrutura, de Assistência Social, de Iluminação Pública, além da Vigilância Sanitária, Superintendência de Desenvolvimento Sustentável e do Gabinete de Gestão Integrada para o Enfrentamento à Covid-19, com apoio do Exército.

*Assessoria

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV