sebrae 728x90
Maio Amerelo Detran
Arapiraca - 17.05-31.05
Gov institucional 22.05 - 31.05

Com demissão de Prates, Petrobras terá seu sexto presidente em três anos

Magda Chambriard foi indicada para exercer o cargo de presidente da Petrobras e deve substituir Jean Paul Prates, demitido na terça-feira, 14.

Por Redação em 15/05/2024 às 10:10:31

Magda Chambriard foi indicada para exercer o cargo de presidente da Petrobras e deve substituir Jean Paul Prates, demitido na terça-feira, 14. Com a medida, a Petrobras terá seu sexto presidente nos últimos três anos.

No caso de Prates, o governo avaliou que a situação ficou “insustentável”, após uma série de desentendimentos. Uma das principais críticas em relação ao agora ex-presidente da estatal é que ele tomava decisões sem consultar o setor, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e da Casa Civil, Rui Costa, responsável pela articulação e coordenação das atividades do Executivo federal.

+ Quem é Magda Chambriard, indicada pelo governo para substituir Prates na Petrobras
+ Analistas preveem impacto na Bolsa após saída de Prates da Petrobras

Demissões

No entanto, as demissões em série na estatal iniciaram no governo Jair Bolsonaro (PL), que na época, estava insatisfeito com a alta do preço dos combustíveis. Veja abaixo:

  • Em fevereiro de 2021, o ex-presidente demitiu Roberto Castello Branco – nomeado para o cargo em janeiro de 2019;
  • Depois, foi a vez de Joaquim Silva e Luna, que saiu em abril de 2022;
  • José Mauro Coelho, então, assumiu e ficou apenas 68 dias no cargo;
  • Caio Paes de Andrade teve sua posse oficializada em junho de 2022 e permaneceu até o fim do governo Bolsonaro.

Fim do PPI

Para o Lula III, Jean Paul Prates, que era senador, entrou e, como destaque de sua gestão, abandonou o chamado PPI (Preço de Paridade de Importação). Ou seja, os valores do diesel e da gasolina para o mercado interno deixaram de ser baseados nos valores de importação.

A medida, segundo a Petrobras à época, trouxe mais flexibilidade “para praticar preços competitivos, se valendo de suas melhores condições de produção e logística e disputando mercado com outros atores que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores".

Fonte: ISTO É DINHEIRO

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 2024.2 728x90 l1

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV